Uma campanha espalhada a nível nacional contou com a participação de 36 mil voluntários, entre os quais escuteiros, que alimentaram a ideia de melhorar a vida dos que mais precisam. Distribuídos entre a recolha nos supermercados ou mesmo nos armazéns onde os alimentos são acondicionados, os escuteiros participaram mais uma vez ativamente nesta campanha.
Foram recolhidas cerca de 2950 toneladas de bens alimentícios em 1615 superfícies comerciais, e que vão ser distribuídos esta semana a mais de 2000 instituições de solidariedade social.
Em comunicado Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar explicou que apesar da crise os números «superaram todas as expectativas» embora seja notável «a evidente contração do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses».
Para quem não teve oportunidade de contribuir, estará disponível uma campanha online para recolha de alimentos, até ao dia 4 de Dezembro, em www.alimentestaideia.net.
Neste site é possível criar um cabaz constituído por os artigos mais baratos do mercado e fazer o respetivo pagamento através da Rede Multibanco ou Visa.
Este ano os números alcançados darão a oportunidade às instituições de ajudar mais de 300 mil pessoas.
Texto e fotografia de: Cláudia Martins.