O novo canal online de doação de alimentos (http://www.alimentestaideia.net) permitiu recolher um total de 67.694 quilos de alimentos, num valor total de 76.600 Euros. Os alimentos mais doados foram o leite, o azeite e o açúcar, com 26.165, 11.082 e 10.878 litros e quilos recolhidos, respectivamente.
3.962 internautas contribuíram com alimentos no portal da campanha “Alimente esta Ideia … Agora também Online” criando assim uma nova rede social solidária. O portal de doações foi acedido por internautas a partir de 94 países, gerando um total de 55.000 cliques no portal de doações.
Este portal irá permanecer disponível em permanência no endereço acima indicado, agora sem a componente de doação, mas apresentando informações sobre os donativos. A plataforma de doação voltará a funcionar durante a próxima campanha de recolha de alimentos, em Novembro.
A Federação Portuguesa de Bancos Alimentares considera que a campanha online “promoveu a solidariedade de muitos portugueses que quiseram ajudar os mais carenciados”. Neste momento de crise, “é ainda mais importante sublinhar estes gestos que, também através do canal online, demonstram a solidariedade sempre renovada”. O facto de pessoas de 94 países terem curiosidade em ver esta campanha e de muitos deles doaram alimentos é “extraordinário e revela o enorme potencial da mesma”.
Uma das novidades e mais-valias do portal online de recolha de alimentos é o seu carácter social e a integração com as principais redes sociais e móveis: Facebook, Messenger e utilizadores de telemóveis. Este facto contribuiu em muito para a mobilização da comunidade online de doadores que entretanto se formou e que se espera venham a repetir e se possível incrementar as suas doações solidárias na próxima campanha, uma vez que a iniciativa de doação online passou a ser do conhecimento do mercado.
Texto de: Diogo Marcelo. Fonte: http://bancoalimentar.pt/news/view/311 Foto: Ricardo Perna.