As primeiras promessas de adultos e rapazes (com idades de Lobitos e Exploradores) em Barcelos aconteceram há 90 anos atrás, a 25 de janeiro de 1925, no mesmo dia em que foi fundado o Núcleo de Barcelos.
As fanfarras dos agrupamentos locais abriram caminho até à Eucaristia que assinalou os 90 anos de escutismo na cidade de Barcelos. O momento revestiu-se de um brilho especial com a realização das promessas de dirigentes e outros elementos do Agrupamento 13, tal como há 90 anos atrás. A Eucaristia culminou com a atribuição da insígnia de Cavaleiro da Pátria ao caminheiro João Araújo.
João Araújo recebeu das mãos do Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha, em representação do Chefe Nacional, a insígnia de Cavaleiro da Pátria como reconhecimento pelo seu exímio percurso escutista. O Caminheiro foi surpreendido pelo gesto mas acredita que o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no Núcleo e agora mais recentemente na Região de Braga tenham sido fatores decisivos na atribuição da mesma.
“Sejam escuteiros ativos, tenham voz e não se acomodem!”, esta foi a mensagem que João Araújo quis deixar a todos os escuteiros depois do emotivo momento .
Marcaram também presença na cerimónia o Chefe de Núcleo, Luís Gonzaga, o Chefe da Região de Braga, Hugo Cunha, e um representante da Câmara Municipal de Barcelos, Vasco Real, representante do pelouro da Juventude e Associativismo.
Esta foi a primeira iniciativa de comemoração dos 90 anos do Núcleo de Barcelos. Está também previsto que a abertura do ano escutista (2015-2016) da Região de Braga aconteça no Núcleo de Barcelos.
Texto e fotografia de: Ana Silva.