Bispos portugueses destacam a importância do CNE em Portugal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma Nota Pastoral sobre o Centenário do Corpo Nacional de Escutas, onde ressalva a importância dos valores transmitidos pelo Escutismo Católico Português.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou no dia 14 de maio uma Nota Pastoral onde distingue a importância do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na construção de uma «cidadania empenhada ativa e responsável». Nesta nota, a CEP explica a importância do papel da igreja na construção do CNE em Portugal «Esta matriz religiosa e católica subsistiu ao longo deste centenário como fundamental aspeto identitário do Corpo Nacional de Escutas”, pode ler-se.

No ano em que o CNE comemora 100 anos de existência, a CEP deseja que «este centenário seja oportunidade para valorizar o sentido do compromisso da Promessa escutista, para que continue a ser profética na edificação da fraternidade humana e na construção da justiça e da paz».

A CEP ressalva os valores transmitidos pelo escutismo, tais como a «consciência ecológica», «a fraternidade, o respeito e a solidariedade».

Sendo o Corpo Nacional de Escutas a maior associação juvenil do país, os bispos portugueses lançam o desafio para que todos os escuteiros assumam uma postura de serviço ao próximo, concretamente aos «mais pobres, doentes e necessitados». Para a CEP é necessário que seja valorizada a identidade cristã do CNE, quer seja a nível nacional ou internacional porque «continua a requerer particular atenção, como tesouro que importa valorizar no contexto escutista mundial».

A ação educativa do CNE

Para o Corpo Nacional de Escutas esta Nota Pastoral é de extrema importância, no momento em que é celebrado o seu centenário, porque «oferece pistas de reflexão relevantes – que queremos aprofundar – para a continuada ação educativa do CNE, reforçando o seu papel na evangelização junto dos jovens, bem conscientes da sua identidade, convocando-o para continuar a construir condições de abertura dos jovens à comunidade que os acolhe e para uma integração mais efetiva de todos os que queiram descobrir a proposta de uma vida com sentido no contexto deste Movimento, fundado na Lei do Escuta e no Evangelho. Em comunhão e diálogo com todos, o CNE é chamado a ser parte ativa na edificação da Igreja, com o seu carisma irreverente e comprometido, próprios da juventude», explica a Junta Central.

Lê na íntegra a Nota Pastoral sobre o Centenário do Corpo Nacional de Escutas no site da Conferência Episcopal Portuguesa, disponível aqui.



Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade