
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Oitenta dirigentes de toda a Região de Coimbra do CNE celebraram, na Mata Nacional do Bussaco, a 17 de novembro, a condição de ser adulto na maior associação de juventude de Portugal e aproveitaram a oportunidade e a maravilhosa ambiência para partilhar e obter alguma formação.
O Dia Regional do Dirigente tem como momento importante a distinção e o abraço fraternal de agradecimento aos dirigentes com 25 ou mais anos de promessa de dirigente do CNE.
O dia foi propício ao convívio e ao envolvimento com a Natureza. E para isso – assim o considera o Chefe Regional de Coimbra – o Bussaco é o local ideal para a conjugação da alegria do convívio e da partilha, do silêncio para a adoração e a reflexão, do espaço para a criatividade e a imaginação. Começou com um jogo em que os oitenta participantes puderam passear pelos locais mais emblemáticos do sacromonte do Bussaco. Em cada local houve a oportunidade de refletir e vivenciar a referência aos principais obstáculos e dificuldades que enfrentam os animadores adultos de crianças e jovens. Muita partilha, algumas ideias e ferramentas em muito beneficiaram os participantes.
A manhã terminou com a Eucaristia, na Capela do Convento de Santa Cruz do Bussaco, e no final teve lugar a distinção – em fraternal abraço de reconhecimento – aos dirigentes que fizeram a sua promessa há pelo menos 25 anos. “É um gesto simples no sentido de sublinhar o testemunho de vidas dedicadas aos Outros, de vidas em que o ‘Tu’ foi sempre mais importante do que o ‘Eu’, de homens e mulheres, que sem descurarem a condição de Pai e Mãe, de Marido e Esposa, nunca deixaram de ser ponto de abrigo e abraço para outras crianças e jovens”, afirmou Nuno Castela Canilho, Chefe Regional de Coimbra.
Depois do almoço partilhado foi plantada uma árvore – um carvalho americano – para marcar este momento e uma conexão que se quer duradoura, perpétua e proveitosa entre a Mata Nacional do Bussaco e o Escutismo Católico Português.
Texto e fotos: Junta Regional de Coimbra.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.