
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
No dia 4 de julho, a Junta de Núcleo Litoral recebeu o Selo Municipal de Cidadania Ativa, atribuído pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A Junta de Núcleo participou na 1.ª Edição do Selo Municipal de Cidadania Ativa, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e cofinanciada pelo PRR da União Europeia. O vereador Nuno Matos referiu, no email que dirigiu ao Chefe de Núcleo, Pedro Moreira, que se tratava de «uma iniciativa que pretende reconhecer o trabalho notável das entidades que, todos os dias, se dedicam à formação dos jovens e ao fortalecimento da nossa comunidade. Este Selo é, acima de tudo, um gesto simbólico de reconhecimento, que representa a força e a generosidade do tecido associativo e educativo do nosso concelho. O vosso compromisso com os jovens — o futuro de Matosinhos — é inspirador e merece ser celebrado.»
Assim, o Núcleo Litoral candidatou-se, apresentando o Projeto Educativo do CNE, e foi uma das três entidades vencedoras. Citando novamente o vereador, o Projeto «impressionou pela dimensão e consistência do trabalho formativo, que envolve mais de 1500 jovens em práticas de cidadania, responsabilidade e solidariedade.» Acrescentou que se tratava de «um reconhecimento merecido pelo trabalho consistente, inovador e profundamente humano» desenvolvido «junto dos jovens e da comunidade local.»
A cerimónia pública de entrega do Selo Municipal de Cidadania Ativa realizou-se no dia 4 de julho, pelas 18h00, na Sala de Sessões Pública da Câmara Municipal, com a presença do executivo municipal, o Chefe de Núcleo e os Chefes de Agrupamento do 276 – Santa Cruz do Bispo, 521 – Senhora da Hora e 677 – Matosinhos.
Texto: Cândida Almeida.
Foto: Câmara Municipal de Matosinhos.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.