A figura do novo santo da Igreja Católica, São Nuno, foi um dos ícones desta via-sacra.

A IV secção (jovens dos 18 aos 24 anos) da Região de Braga, do Corpo Nacional de Escutas, promoveu no passado sábado dia 6 de Março, uma via-sacra com o tema: Ser como São Nuno, Homem Novo. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de duas centenas de jovens Caminheiros oriundos de vários agrupamentos da diocese de Braga.
Apesar da chuva que se fez sentir, nada impediu a realização deste evento, que está inserido na preparação para o Acampamento Regional de Braga deste ano a realizar de 4 a 8 de Agosto em S. Pedro de Rates – Póvoa de Varzim.
A Via-sacra teve início no princípio da escadaria do Bom Jesus, aproveitando as capelas existentes e terminou no Santuário do Bom Jesus do Monte. Cada clã foi convidado ao longo do caminho a construir uma cruz com um Cristo feito de sisal, e também foram pedidos “gestos”, tão simples como o despojar do lenço escutista sobre a cruz.
O cenário nocturno, para além da vista sobre a cidade de Braga, também foi iluminado por círios, símbolo dos caminheiros.
A organização no fim agradeceu o esforço de todos e lembrou aos participantes que na quaresma o Caminheiro tem que fazer caminho, e viver intensamente este período.

Texto e Fotografia: Vítor Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Dia de Núcleo 2025 do Núcleo Moinhos de Vento

No passado dia 17 de maio, o Núcleo Moinhos de Vento viveu um dos momentos mais marcantes do ano escutista: o Dia de Núcleo, que teve lugar em Santo Antão do Tojal e reuniu, em comunhão e alegria, cerca de 1000 escuteiros dos seus 15 agrupamentos.

O Tesouro… somos nós! Coimbra realiza Dia da Região

Os escuteiros da Região de Coimbra realizaram mais um Dia da Região, desta vez em Fátima, de 16 a 18 de maio de 2025, numa concentração com cerca de 400 crianças, jovens e adultos de norte a sul da Diocese de Coimbra.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade