
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Corpo Nacional de Escutas foi eleito para a Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), sendo representado pela Catarina Almeida, candidata a dirigente e membro da Equipa Nacional das Relações Externas.
Para o CNE, esta eleição tem um significado especial, no sentido em que é o reconhecimento de um percurso feito com consistência, compromisso e sentido de serviço à juventude portuguesa.
Escuteira desde 2008 no Agrupamento 1281-Campo, da Região do Porto, tendo passado por todas as secções do movimento, a Catarina cresceu no Escutismo e no associativismo, assumindo ao longo dos anos diferentes responsabilidades a nível local, regional e nacional.
Licenciada em Direito e atualmente a frequentar o Mestrado em Direito da União Europeia, tem dedicado o seu percurso à participação cívica, ao diálogo institucional e ao fortalecimento do papel da juventude organizada na construção de políticas públicas.
Na Presidência da Mesa da Assembleia Geral do CNJ, assume agora a responsabilidade de garantir o bom funcionamento dos trabalhos, promover um espaço plural e assegurar que todas as organizações membro encontram na Assembleia um lugar de escuta, respeito e de decisão.
Este momento marca também o fim do mandato do CNE, enquanto Presidente da Direção do CNJ, mandato assegurado pelos dirigentes Rui Oliveira (2022 – 2024) e André Cardoso (2024 – 2026). O CNE reconhece o trabalho desenvolvido ao longo destes anos e a afirmação do CNJ como espaço de diálogo e participação das diversas juventudes.
A eleição agora concretizada representa não apenas uma responsabilidade institucional, mas também um sinal claro de confiança na capacidade dos jovens assumirem lugares de decisão e contribuírem, com maturidade e sentido democrático, para o futuro da juventude em Portugal.
Boa caça, Catarina!
Texto: Erico Virgy
Fotografias: CNE

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.