Durante dois dias mais de 200 Guias participam no Encontro Nacional de Guias, na Quinta do Escuteiro, na Batalha.

O dia amanheceu com a chegada dos cavaleiros, vindos dos 20 feudos de Camelot, capital do reino do Rei Arthur de forma a preencherem os lugares à volta da Távola Redonda. Este é o imaginário proposto pela organização do Encontro Nacional de Guias.

A Quinta do Escuteiro, na Batalha acolhe o “reino de Camelot”, estando reunidos neste encontro mais de 200 Guias, representantes das diferentes regiões escutistas.

Este encontro é o culminar de uma dinâmica desenvolvida inicialmente nos agrupamentos e depois estendendo-se aos núcleos e regiões, onde foram escolhidos os representantes a este encontro nacional.

Durante o dia, organizados por secção, os Guias debateram os temas de consulta, lançados pela equipa nacional, tendo em conta o papel do Guia, o seu envolvimento na construção de novas oportunidades educativas, fomentando nos jovens líderes a importância de estarem envolvidos nos processos de decisão.

A finalizar o dia intenso de trabalhos, o Mosteiro na Batalha acolheu a cerimónia de investidura dos cavaleiros da Távola Redonda. A noite termina com uma festa medieval no reino.

As conclusões deste encontro nacional serão avaliadas no próximo Comité Nacional Pedagógico, que se realiza em outubro.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade