Celebra o Dia de São Nuno de Santa Maria, o patrono do CNE

Hoje, 6 de novembro, assinala-se o dia de São Nuno de Santa Maria, patrono do CNE. A sua vida é exemplo de coragem e desprendimento, valores que continuam a inspirar gerações de escuteiros católicos.

Conhecido na história de Portugal como Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria nasceu a 24 de junho de 1360. Filho de Álvaro Gonçalves Pereira, cavaleiro dos hospitalários, cresceu no ambiente nobre da época e recebeu educação militar desde cedo. Aos 13 anos tornou-se pajem da rainha D. Leonor e, pouco depois, foi armado cavaleiro. Casou aos 16 anos com D. Leonor de Alvim, com quem teve três filhos, dos quais apenas Beatriz chegou à idade adulta.

O destino de Nuno cruzou-se com a história do nosso país durante a crise de 1383-1385, causada pela morte do rei D. Fernando. Apoiado por D. João, Mestre de Avis, foi nomeado Condestável de Portugal – comandante supremo do exército. A sua estratégia militar marcou algumas das vitórias decisivas para o reino de Portugal, incluindo a célebre Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385.

Mas a grandeza de Nuno não se revelou apenas nas batalhas, tendo a sua fé acompanhado toda a sua vida. Devoto da Eucaristia e de Nossa Senhora, mandou construir igrejas e mosteiros, entre eles o Convento do Carmo, em Lisboa, e a Igreja de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

Após a morte da esposa, em 1387, recusou novos privilégios e dedicou-se cada vez mais à fé e à caridade. Em 1423, renunciou aos títulos e bens, que distribuiu pelos seus companheiros de batalha, e entrou no convento carmelita que ele próprio havia fundado, adotando o nome Frei Nuno de Santa Maria. Abandonando as armas e o poder, revestiu-se da armadura do Espírito.

Nuno morreu num domingo de Páscoa, a 1 de abril de 1431. A população passou a chamá-lo de imediato “Santo Condestável”. Foi beatificado em 1918 e canonizado pelo Papa Bento XVI a 26 de abril de 2009.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália

O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade