
Suiça vai receber o Roverway em 2028
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
Hoje, 5 de dezembro, comemoramos o Dia Internacional do Voluntário. Usemos esta data para celebrar a dedicação dos nossos adultos voluntários, indispensáveis para manter viva a missão do CNE.
O Dia Internacional do Voluntário, celebrado anualmente a 5 de dezembro, é uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1985 para destacar a importância do trabalho voluntário a nível global. Esta data homenageia aqueles que, de forma altruísta, dedicam o seu tempo, energia e competências em prol do bem-estar das comunidades, sendo fundamentais para o progresso social e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No escutismo, o voluntariado é a essência que nos move enquanto Movimento de educação não-formal para a juventude. Através do trabalho voluntário, promovem-se valores de cidadania, solidariedade e serviço, impactando positivamente os nossos jovens e as comunidades em nosso redor. Assim, é importante reconhecer que o trabalho voluntário cria oportunidades de desenvolvimento pessoal e de competências como a liderança, a comunicação e o trabalho em equipa, além de uma profunda sensação de “missão-cumprida”. Além disso, o trabalho voluntário no escutismo vai além de um impacto a nível local: há ações de grande alcance, como projetos de reflorestamento, apoio em crises humanitárias e campanhas de recolha de bens, como o Banco Alimentar e o É Tempo de Ajudar, às quais o CNE sempre se associa.
Os Dirigentes, em particular, são exemplos crassos do espírito do voluntariado. São eles que possibilitam o trabalho dos jovens em secção e promovem um ambiente educativo seguro e enriquecedor. É apenas através do Dirigente e do seu esforço voluntário que é possível manter aquilo que é o maior movimento juvenil do nosso país, responsável pela educação não-formal para a cidadania ativa e consciente de milhares de jovens.
O Dia Internacional do Voluntário é, portanto, uma oportunidade para agradecer a todos os que dedicam parte das suas vidas ao serviço dos outros. No escutismo, a missão de criar um mundo melhor começa e termina com o serviço voluntário, algo que transforma não apenas a comunidade, mas também os próprios voluntários.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
Hoje foi eleito o novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista durante a 25ª Conferência Europeia Escutista que está a decorrer em Viena, Áustria de 19 a 23 de julho.
Até 13 de agosto, escuteiros de toda a Europa podem candidatar-se para integrar equipas e grupos de trabalho do novo Triénio 2025-2028. Esta é a tua oportunidade para deixares a tua marca no Escutismo europeu.
Foi no dia 2 de março que apanhei o avião que me levaria a uma das maiores aventuras que o Escutismo me proporcionou: ser voluntária da temporada de primavera em Larch Hill Scout and Guide Centre, um dos 4 campos escutistas nacionais irlandeses, localizado a 40 minutos de Dublin.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference