No âmbito das comemorações mundiais do dia dos Oceanos, instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas, o Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto (CENFA), realizou no passado sábado dia 9 de Junho uma atividade sob o Lema “Oceanos de Vida”.
De facto, o CENFA de S. Jacinto pela sua privilegiada e extraordinária localização numa plataforma de interseção entre o Mar e a Ria, tem, entre outras, uma obrigação inerente de divulgar, promover e realizar todas as ações tendentes a sensibilizar as crianças, jovens e comunidade em geral, para a problemática dos Oceanos nomeadamente a questão sensível da crescente poluição de plásticos.
Assim, a atividade realizou-se em seis fases distintas:
Perceber o problema e o seu impacto para a humanidade – com a apresentação de algumas imagens e números relativamente a este problema complexo que estamos a viver; Identificar a pegada ecológica plástica traduzida nas ações de cada um – com a construção de um quadro em que se pode avaliar, embora de forma não científica mas com efeitos pedagógicos interessantes, a marca que cada um de nós está a deixar na poluição por plásticos; Identificar oportunidades de implementar ações pessoais e comunitárias para reduzir essa pegada – através daquelas que são as nossas vivências em família e em comunidade; Assumir compromissos pessoais e de patrulha para ajuste de procedimentos mais favoráveis e de acordo com a consciência ambiental – elaborando cada um o seu próprio cartão compromisso e ainda através da assinatura de uma Promessa Plásticos Não; Agir – Ação de recolha de plásticos na praia de S. Jacinto – colocando assim os participantes no terreno e em contacto direto com a realidade que resultou de, em apenas meia hora e duzentos metros de praia percorrida, a recolha de dois grandes sacos de plásticos, redes etc; Avaliação da Atividade – recebendo contributos dos próprios participantes quanto a novas matérias a integrar mas também de como decorreu a experiência no sentido de se melhorarem dinâmicas.
Foi assim um dia cheio que sensibilizou e envolveu jovens e adultos nesta demanda em prol de Oceanos com Vida.
Texto e fotografia de: Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto.