O primeiro campo escutista, a ser reconhecido como Campo de Excelência, na região de Viana do Castelo.

O Departamento Nacional dos Centros Escutistas (DNCE) teve o prazer e a honra de entregar a distinção de “Centro de Excelência” ao Centro Escutista Arcos de Valdevez (CEAV).

Desde que o DNCE foi recebido pela primeira vez em Arcos de Valdevez, tivemos a noção do que um Centro Escutista deveria ser / ter para ser um Centro de Excelência. Desde a recepção calorosa da equipa do CEAV à visita guiada bem planeada e executada, passando por os programas pedagógicos e aos diversos pormenores que o CEAV tem, achamos que este devia ser um centro de exemplo.

O Centro Escutista de Arcos de Valdevez situa-se a 298 metros de altitude, no Lugar de Rodelas, Freguesia de Rio Frio, a meia encosta serrana, integrada na cadeia montanhosa da margem direita do Rio Vez.

Numa singela homenagem às centenas de Escuteiros aventureiros exploradores que participaram, e participam, na conquista espacial (Cientistas, Astronautas, etc.), oriundos de vários países desta grande casa a que chamamos Terra, dos quais se destaca Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar solo lunar, o imaginário do CEAV é o Espaço Sideral.

No centro do Campo foi colocado um elemento escultórico que simboliza um foguetão. O Edifício principal é denominado de ISS-Estação Espacial Internacional (EEI), sendo os quartos, camaratas, salas, cozinha, etc, designados como módulos.

No CEAV, existe um programa pedagógico, chamado “Cosmos” que consiste na pesquisa de astros em tempo real com recurso a telescópio, elementos áudio visuais sobre o Cosmos e Modulo Interpretativo Apollo 11.

Um Centro sem dúvida de Excelência.

Texto de: Samuel Fernandes. Fotografia de: Nuno Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade