
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Este ano a região do Algarve acolheu a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém que foi distribuída a toda a Europa a partir de Viena, Áustria.
A cidade de Portimão recebeu a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém deste ano sob o lema «Navegamos por rotas de alegria e paz».
Logo pela manhã, a região do Algarve preparou um conjunto de atividades escutistas, com a possibilidade de visitar e conhecer os locais mais emblemáticos da cidade de Portimão. Estiveram presentes mais de 1500 escuteiros, oriundos das diversas regiões escutistas, onde em conjunto celebraram a chegada da Luz.
Mais uma vez uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas (CNE) participou na Cerimónia Internacional de Partilha da Luz da Paz de Belém em Viena, Áustria. Desta comitiva fez parte a lobita Mariana do Agr. 598 Armação de Pêra, região do Algarve e foi a responsável por recolher a Luz e a trazer para Portugal, para que possa ser distribuída por todo o país.
O Chefe Regional do Algarve, João Ramalho deu início à cerimónia onde reforçou a importância da sua região receber esta atividade, recordando a todos a importância da partilha desta luz, que reforça os laços que unem na amizade e fé. «Mesmo nas noites mais escuras, esta luz nunca deixará de brilhar.» deixou como reflexão.
Após a entrada da Luz pelas mãos da lobita Mariana, em conjunto com a delegação portuguesa que se deslocou à Áustria deu-se início à eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
Na sua homília D. Manuel Quintas relembrou o propósito deste momento «estamos aqui pela Luz, a Luz da Paz de Belém, porque é tão importante sermos construtores da paz e acolhermos a paz que Jesus nos deixou.”
De seguida Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos deu o mote para a partilha da luz entre todos os presentes realçando que “A Luz da Paz de Belém, que agora temos entre nós, é uma chama acesa no coração do mundo, na gruta onde, segundo a tradição, nasceu Jesus.”.
“Nesta terra de marinheiros, pescadores e sonhadores, sejamos nós agora navegadores de um mundo melhor. Que esta luz ilumine os nossos caminhos e nos inspire a levar a esperança, onde quer que a vida nos conduza” concluiu.
A fechar a cerimónia da partilha deste ano Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE dirigiu-se a todos os presentes relembrando o sentido do imaginário deste ano “quando se fala só em navegar, às vezes as coisas podem não correr bem, por isso precisamos de um rumo e um mapa dá uma ajuda. Quando temos um mapa e um rumo conseguimos traçar a nossa rota, e quando essa rota é de alegria e de paz, fica uma missão para todos nós enquanto escuteiros, que é a de levar esta luz a todas as partes do nosso país.”
Ivo Faria aproveitou este momento ainda, para homenagear a dirigente Ana Patrícia Mendes, do Agrupamento 159, de Portimão com a Medalha de Heroísmo, um reconhecimento pela sua coragem e prontidão.
Recordamos que a Luz da Paz de Belém é uma iniciativa conjunta da televisão pública austríaca com os Escuteiros e as Guias da Áustria. Todos os anos, desde 1989, uma criança desloca-se até à Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu, em Belém, e recolhe a chama, acendendo uma vela na luz que aí permanece sempre a brilhar.
Com a colaboração de Escuteiros de várias nacionalidades a Luz da Paz de Belém é distribuída por diferentes países da Europa.
Após a partilha da Luz por todos os representantes regionais, estes têm a missão de fazer chegar aos seus respetivos agrupamentos a mensagem de Paz, Amor e Esperança. Posteriormente os Escuteiros distribuem a Luz pelas paróquias, lares, hospitais, casas de idosos, prisões e outras entidades das suas comunidades.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: Gonçalo Pinto, António Rendeiro e Christian Schnaubelt.
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference