Vindo diretamente do outro lado da Península Ibérica, Esteban Urgel apresentou-se com uma enorme vontade de saber mais sobre o Museu Nacional do CNE, no último dia 04. O dirigente espanhol procurava conhecer a história da nossa associação, saber como a explicamos às secções mais novas, entender como se transmitem todas as informações a um explorador desejoso de cumprir provas de progresso. Como mostrar a um pioneiro que há setenta anos atrás os escuteiros de Espanha conseguiam manter contactos com outros países? Sem telefone ou internet?! Uma enorme curiosidade por tudo.
Jorge Câmara, guardião dos segredos mais recôndidos do Museu Nacional guiou este visitante do país vizinho. A comunicação foi ótima, uma mistura de português e castelhano, o denominado “portunhol”, sempre permite ultrapassar todas as barreiras linguísticas.
A satisfação do Chefe Regional era visível o que em muito nos agrada. Este ano, em Aragão, celebram-se os 100 de escutismo e pretendem organizar uma exposição comemorativa. Conhecer o Museu permitiu-lhe tirar algumas ideias. Em sinal de gratidão, ofereceu um lenço de Aragão e que, com muito gosto, exporemos já nos próximos dias.
Texto e Fotogradia de: Gonçalo Graça.