Cidade da Alegria: Um local de partilha e oportunidades

São centenas os jovens que visitam a Cidade da Alegria. Procuram essencialmente novas oportunidades e conhecer mais para além das suas realidades locais.

A Cidade da Alegria abriu hoje as portas para os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em Lisboa até ao final desta semana. Neste local é possível conhecer o trabalho desenvolvido por várias instituições e organizações. O Corpo Nacional de Escutas (CNE) também marca presença neste local com a Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) e a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME).

Entre as centenas de visitantes, estão escuteiros que aprendem mais sobre o escutismo católico no mundo e em Portugal. A Beatriz, Caminheira do Agrupamento 635 São Romão do Coronado, explica que para si a Cidade da Alegria é um momento de descoberta e espera que a JMJ seja «uma semana de confraternização entre jovens de várias nacionalidades, em que tenhamos os nossos momentos de fé e também de partilha porque somos de culturas completamente diferentes e é bom conhecermos o futuro do nosso país e também do mundo, para sabermos o que se passa nos outros países para sabermos como agir».

A Margarida, também do mesmo agrupamento, partilha da mesma opinião e garante que «está a ser uma experiência incrível!». Para esta escuteira, o CNE podem contribuir positivamente para a JMJ porque «além de toda a organização e do voluntariado, que acho que faz parte de nós, partilhamos a missão que nos transmitem que é deixar o mundo um pouco melhor e contribuirmos para a felicidade dos outros». Acrescenta ainda que o escutismo «nos ensina a procurarmos o melhor e aqui na Cidade da Alegria temos a oportunidade de conhecer instituições e organizações que nos permitem fazer isso mesmo».

Na azáfama da Cidade da Alegria, chegam muitos peregrinos de mochilas às costas à procura de respostas e de novos conhecimentos e partilhas! Entre eles, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, explica o que é a JMJ «para mim a tónica fundamental da Jornada Mundial da Juventude é sermos testemunhas de um Deus que está vivo e que se manifestou no seu filho Jesus que é para nós a fonte da vida humana, social e cristã».

 

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade