O clã 27 do agrupamento 683-Telheiras realizou o percurso da Rota dos Túneis como caminhada final de clã e também como atividade de ligação para os futuros aspirantes a caminheiros.
A Rota dos Túneis é um troço da antiga linha de comboio que outrora ligava Porto a Paris. Desativada desde 1985 o caminho tornou-se conhecido como Ruta de los Tuneles. Com aproximadamente 17 km liga a estação de Le Fregeneda a Barca d’Alva. É um percurso pedestre desafiante tendo em conta o nível de degradação das pontes e o terreno irregular em carris. O troço constituído por 20 túneis e 10 pontes vale a pena pelas inestimáveis vistas sob o rio Águeda.
O clã 683 destaca vários momentos nesta caminhada: o primeiro túnel com 2 km, onde se via uma pequena luz ao fundo mas que parecia inalcançável; o segundo túnel que era em curva e estava habitado por colónias de morcegos, onde a escuridão era absoluta, não se avistava luz no fundo, apenas se ouviam os morcegos e se pisava uma superfície arenosa; a travessia das pontes.
“A montagem e desmontagem da segurança consomem mais tempo do que uma travessia sem estes cuidados. Contudo, o abraço da natureza, do rio, das aves, das montanhas e dos vales compensam por cada momento de espera.”, explicam os elementos do clã.
Ao longo do caminho rumo a Barca d’Alva, o sol tornou-se cada vez mais forte, o que obrigou o clã a fazer algumas pausas.
“Chegámos a Barca d’Alva já no final do dia, cansados de uma grande caminhada, mas todos trouxemos grandes memórias desta caminhada e felizes ansiamos por um novo ano escutista, com mais desafios de cor rubra”, resumiram.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Agrupamento 683.