CNE apresenta proposta de uniforme com foco na sustentabilidade, conforto e durabilidade

A Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) apresentou uma proposta de revisão do seu uniforme oficial. Confere as principais mudanças e alterações.

A Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) apresentou uma proposta de revisão do seu uniforme oficial, mantendo a identidade escutista, mas introduzindo melhorias significativas ao nível do conforto, funcionalidade e sustentabilidade ambiental. Sob o lema “Novo visual, mesma paixão”, o novo uniforme pretende responder às necessidades atuais dos associados e aos desafios ambientais, sociais e económicos.

A atualização do uniforme inclui a introdução de uma t-shirt de cor cru, comum a todas as secções, bem como novas calças, calções e saia em tom cinzento escuro. Entre as principais novidades destaca-se a maior versatilidade das peças, como as calças convertíveis em calções, pensadas para diferentes contextos de atividade escutista.

De acordo com a proposta, as camisas atuais não deixam de ser válidas, podendo continuar a ser utilizadas durante vários anos, uma vez que as alterações não descaracterizam a peça. O mesmo se aplica às t-shirts atualmente existentes, que poderão ser usadas em atividades não cerimoniais.

A mudança de cores e materiais visa reduzir o impacto ambiental da produção têxtil. Estima-se que estas alterações permitam poupar entre 50 e 56 milhões de litros de água por ano, reduzir emissões de CO₂ e aumentar a durabilidade das peças em 1 a 3 anos, diminuindo a necessidade de substituição frequente. Globalmente, o CNE prevê ainda uma poupança anual de cerca de 320 mil euros para os associados.

No que diz respeito às meias e jarreteiras, passa a existir uma clarificação do seu uso: mantêm-se obrigatórias em cerimónias, mas tornam-se opcionais em atividades de campo. Esta transição gradual também facilitará a gestão dos bancos de uniforme dos agrupamentos, evitando desperdício.

Nesta proposta a Junta Central sublinha que a identidade escutista permanece intacta, com a preservação dos elementos essenciais do uniforme. O novo uniforme representa, assim, um compromisso com um escutismo mais sustentável, responsável e adaptado ao futuro, sem perder a sua essência.

Podes consultar aqui as principais alterações

Texto: Susana Micaela Santos.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade