
Eleito novo Comité Europeu
Hoje foi eleito o novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista durante a 25ª Conferência Europeia Escutista que está a decorrer em Viena, Áustria de 19 a 23 de julho.
Hoje, 27 de maio de 2025, o Corpo Nacional de Escutas assinala 102 anos de História, celebrando mais de um século de dedicação à formação de milhares de jovens portugueses.
Fundado em 1923 na cidade de Braga com o nome de Corpo de Scouts Católicos Portugueses, o CNE nasceu da visão do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do médico Avelino Gonçalves, que, inspirados por um desfile de escuteiros durante o Congresso Eucarístico Internacional de Roma em 1922, decidiram criar uma associação católica de Escutismo em Portugal. Desde então, o CNE tem vindo a desenvolver a sua missão a par e passo com a História do nosso país, promovendo a cidadania ativa, o serviço ao próximo e a vivência da fé em comunidade.
Ao longo destas mais de dez décadas, o CNE tem vindo a deixar as suas marcas no associativismo juvenil em Portugal: publicou a primeira edição da revista Flor de Lis em 1925, organizou o seu primeiro acampamento nacional em 1926, recebeu a primeira visita de Baden-Powell em 1929, adotou oficialmente a coeducação após o 25 de abril e sobreviveu à pandemia de 2020 com iniciativas como o “Escutismo em Casa” e o ACANTONAC, o primeiro Acantonamento Nacional em Portugal. O reconhecimento pelo valor educativo e social da nossa associação tem sido reiterado através da atribuição de várias distinções honoríficas do Estado português, incluindo a Ordem de Mérito, a Ordem do Infante D. Henrique e, mais recentemente, a Ordem da Instrução Pública.
Mais do que uma História feita de datas e marcos, o CNE construiu, com a ajuda de várias gerações de escuteiros, dirigentes e da comunidade, um Movimento vivo e em constante renovação. Nestes 102 anos de atividades, o Chefe Nacional Ivo Faria destaca «a energia dos nossos agrupamentos, cada vez mais ativos na construção de oportunidades para os nossos jovens descobrirem o seu caminho e se comprometerem, em conjunto uns com os outros, nos seus bandos, patrulhas, equipas e tribos, com o desenvolvimento das suas comunidades locais.»
Com cerca de 70 mil membros espalhados por todo o país e no estrangeiro, o CNE continua a ser uma referência na educação não-formal e no desenvolvimento dos cidadãos do amanhã. Hoje, ao assinalar os seus 102 anos, o CNE permanece firme na missão de formar jovens com carácter, espírito de serviço e capacidade de transformar o mundo à sua volta pela positiva.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
Hoje foi eleito o novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista durante a 25ª Conferência Europeia Escutista que está a decorrer em Viena, Áustria de 19 a 23 de julho.
Até 13 de agosto, escuteiros de toda a Europa podem candidatar-se para integrar equipas e grupos de trabalho do novo Triénio 2025-2028. Esta é a tua oportunidade para deixares a tua marca no Escutismo europeu.
Foi no dia 2 de março que apanhei o avião que me levaria a uma das maiores aventuras que o Escutismo me proporcionou: ser voluntária da temporada de primavera em Larch Hill Scout and Guide Centre, um dos 4 campos escutistas nacionais irlandeses, localizado a 40 minutos de Dublin.
A Federação Escutista de Portugal, articulada com o CNE e a AEP, prepara a sua participação no 27.º Jamboree Mundial do Escutismo, que terá lugar entre 30 de julho e 8 de agosto de 2027, na ilha de Sobieszewska, em Gdańsk, na Polónia.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference