CNE celebra 102 anos a deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos

Hoje, 27 de maio de 2025, o Corpo Nacional de Escutas assinala 102 anos de História, celebrando mais de um século de dedicação à formação de milhares de jovens portugueses.

Fundado em 1923 na cidade de Braga com o nome de Corpo de Scouts Católicos Portugueses, o CNE nasceu da visão do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do médico Avelino Gonçalves, que, inspirados por um desfile de escuteiros durante o Congresso Eucarístico Internacional de Roma em 1922, decidiram criar uma associação católica de Escutismo em Portugal. Desde então, o CNE tem vindo a desenvolver a sua missão a par e passo com a História do nosso país, promovendo a cidadania ativa, o serviço ao próximo e a vivência da fé em comunidade.

Ao longo destas mais de dez décadas, o CNE tem vindo a deixar as suas marcas no associativismo juvenil em Portugal: publicou a primeira edição da revista Flor de Lis em 1925, organizou o seu primeiro acampamento nacional em 1926, recebeu a primeira visita de Baden-Powell em 1929, adotou oficialmente a coeducação após o 25 de abril e sobreviveu à pandemia de 2020 com iniciativas como o “Escutismo em Casa” e o ACANTONAC, o primeiro Acantonamento Nacional em Portugal. O reconhecimento pelo valor educativo e social da nossa associação tem sido reiterado através da atribuição de várias distinções honoríficas do Estado português, incluindo a Ordem de Mérito, a Ordem do Infante D. Henrique e, mais recentemente, a Ordem da Instrução Pública.

Mais do que uma História feita de datas e marcos, o CNE construiu, com a ajuda de várias gerações de escuteiros, dirigentes e da comunidade, um Movimento vivo e em constante renovação. Nestes 102 anos de atividades, o Chefe Nacional Ivo Faria destaca «a energia dos nossos agrupamentos, cada vez mais ativos na construção de oportunidades para os nossos jovens descobrirem o seu caminho e se comprometerem, em conjunto uns com os outros, nos seus bandos, patrulhas, equipas e tribos, com o desenvolvimento das suas comunidades locais.»

Com cerca de 70 mil membros espalhados por todo o país e no estrangeiro, o CNE continua a ser uma referência na educação não-formal e no desenvolvimento dos cidadãos do amanhã. Hoje, ao assinalar os seus 102 anos, o CNE permanece firme na missão de formar jovens com carácter, espírito de serviço e capacidade de transformar o mundo à sua volta pela positiva.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade