O dia 27 de setembro foi especial para o CNE. Foi o dia da Abertura Oficial do Agrupamento n.º 1386 de Zurique, o terceiro além-fronteiras, depois de Macau e Geneve.
Depois de vários anos de tentativas e preparação, de conversações com os escuteiros da MSdS – Movimento Scout da Suíça – e de muito trabalho na comunidade de S. Feliz de Regula, que acolhe este novo agrupamento.
A tantos quilómetros de distância de Portugal, as saudades da família, dos amigos, das comunidades e também do escutismo do CNE são muitas. E com uma enorme comunidade Portuguesa em Zurique, um grupo de “teimosos” – como se apelidam – com experiência no CNE decidiu criar o agrupamento. Foi uma extensão natural do seu serviço em Portugal e que também em Zurique se sentia necessidade.
Foram alguns jovens caminheiros e dirigentes, a que se juntaram outros para engrossar as fileiras de adultos voluntários ao serviço de Deus, do CNE e da sua comunidade, a criar as condições para que este agrupamento pudesse ser aberto.
O pároco desta comunidade e assistente de agrupamento, Pe. Walfrido Knapik em conjunto com o eleito Chefe de Agrupamento Rui Roque Teixeira, receberam do Chefe Nacional, Norberto Correia, e do Assistente Nacional, Pe. Luis Marinho, a bandeira de agrupamento, para alegria profunda de toda a comunidade presente
Esteve ainda presente o Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, sendo que vários adultos do novo agrupamento são oriundos de Guimarães. Foi através deste que o Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha, entregou uma lembrança de toda a região ao Agrupamento, uma imagem de N.ª S.ra Mãe dos Escutas.
Foi também dia de Promessas de Lobitos, Exploradores e Pioneiros e de festa e apresentação à Comunidade.
O agrupamento abriu com mais de 50 elementos, ultrapassando já os 80 – atualmente -, prevendo um forte aumento no seu efetivo nos próximos tempos.
Texto de: Joaquim Freitas. Fotografia de: Agrupamento 1386 – Zurique.