
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Ontem ao final da tarde uma comitiva do CNE partilhou com Marcelo Rebelo de Sousa a Luz da Paz de Belém.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi recebido ontem ao final do dia, na Presidência da República pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde partilhou a Luz da Paz de Belém (LPB), como já é tradição nesta altura do ano.
O CNE fez-se representar pelo Chefe Nacional, Ivo Faria, pelo Chefe Nacional Adjunto, Paulo Pinto, pela Secretária Nacional dos Projetos, Inês Graça, pelo Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, o Chefe Regional de Viana do Castelo, Henrique Amorim, região que este ano acolheu a cerimónia da partilha da LPB, e ainda alguns dos escuteiros que foram à Áustria buscar a LPB para Portugal, como foi o caso da lobita Leonor Santos.
Ivo Faria na sua intervenção reforçou o trajeto desta Luz que agora chega às mãos de Marcelo Rebelo de Sousa “Trazemos a Luz da Paz de Belém, que este ano percorreu os habituais 6.000 km desde a Basílica da Natividade em Belém, até Portugal, passando pela Áustria.”
Relembrou ainda a importância desta Luz “Se esta luz se chamasse apenas Luz de Belém, trazê-la até aqui, neste sírio aceso, seria uma tarefa relativamente simples. Reduzir-se-ia a cuidar da chama, garantir algumas velas suplentes, enfim, gerir a logística do transporte. Agora, assegurar que esta luz de Belém é a Luz da Paz (de Belém), isso sim, é tarefa mais desafiante.”
Recordou ainda o desafio lançado na cerimónia da partilha da LPB, em Viana do Castelo “desafiámos os nossos escuteiros a descobrir o que podem fazer, com gestos concretos, para serem construtores da Paz.”
Assim, o sucesso desta prenda de Natal, é hoje, amanhã e depois, sermos todos capazes de levarmos Luz a quem mais dela precisa.
O Presidente da República agradeceu o gesto, onde salientou o símbolo desta Luz, a Paz, quando sabemos que o mundo está em guerra, como a da Ucrânia e um pouco mais longe em Israel.
Afirmou que a Paz começa no coração das pessoas, em cada um de nós. Abordou ainda a importância da construção da paz enquanto esforço intemporal e individual.
Esta Luz da Paz de Belém está agora a ser partilhada por todo o país, em cerimónias regionais e locais organizadas pelas Dioceses e Paróquias, Juntas Regionais e Agrupamentos.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: António Rendeiro.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference