CNE marca presença no Dia internacional da Proteção Civil

No dia 1 de março celebrou-se o Dia Internacional da Proteção Civil, o qual visa sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental e o CNE marcou presença.

A Proteção Civil, no escutismo, assume a preponderância de ser um elemento crucial para a segurança das atividades. Compreender a sua importância envolve reconhecer a necessidade de adotar e promover uma cultura de segurança e entender quais os fatores de risco que nos podem afetar.

Uma das formas que o CNE tem de mostrar que estas preocupações se transmitem na segurança que se pretende incutir nas atividades, passa por estar presente em diversas ações publicas que assinalaram este dia comemorativo, envolvendo a população civil e as entidades com as quais interagimos, como foi o caso da Região dos Açores e dos Agrupamentos do Concelho de Ourém, da Região de Leiria-Fátima.

A Junta Regional dos Açores e do Seu Departamento Regional, participou numa exposição estática, no Pavilhão Multissetorial de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Lado a lado com os Agentes de Proteção Civil Regional, este espaço recebeu inúmeras visitas de alunos e agentes educativos das escolas locais, que apreciaram as diversas capacidades de intervenção no apoio de retaguarda em teatro de operação.

A exposição de equipamento foi complementada com a apresentação de fotografias de escuteiros em plena missão em teatros de operação reais e em simulacros, o que ajudou a perceção do alcance da ajuda/apoio dos escuteiros na envolvência em situação de catástrofe.

A estreita colaboração entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Corpo Nacional de Escutas, já vem de longa data e tem permitido uma permuta de experiências que tem sido muito profícua para os dois.

Por outro lado, os Agrupamento do Concelho de Ourém marcaram presença de forma proativa na exposição realizada no Centro Municipal de Exposições de Ourém. Com um stand inovador e informativo, o CNE destacou-se como um parceiro fundamental na promoção da segurança e na formação cívica da comunidade. A Exposição foi organizada pelo Município de Ourém e teve como público os alunos dos vários estabelecimentos de ensino concelhios.

O stand do CNE na exposição ofereceu aos visitantes uma variedade de recursos educativos e fotografia de ações realizadas, visando sensibilizar para a importância da prevenção e do preparo para situações de emergência.

Além disso, o stand apresentou projetos inovadores desenvolvidos pelo CNE, como a utilização de tecnologia para a comunicação da realização de atividades às diversas autoridades, o Clube de Proteção Civil e ações das Equipas de Apoio à Retaguarda. Os visitantes puderam interagir com os escuteiros, esclarecer dúvidas e conhecer melhor os projetos da associação.

A presença do CNE na exposição do Dia Internacional da Proteção Civil em Ourém evidenciou a importância da colaboração entre instituições para fortalecer a cultura de prevenção e segurança. Através do seu compromisso com os valores de cidadania e serviço, o CNE reafirmou seu papel como agente ativo na construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar desafios emergentes.

Texto e fotografias: Departamento Nacional Proteção Civil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.