CNE no Jamboree do Centenário dos Escoteiros do Brasil

Foi em forma de celebração do Jamboree do Centenário dos Escoteiros do Brasil que o CNE marcou presença na cidade de Barretos, em São Paulo, durante os dias 13 a 19 de julho.

Quem acompanhou esta atividade de perto envolveu-se com as dinâmicas relacionadas com a Lusofonia, onde aprenderam as diferenças e semelhanças linguísticas entre os dois países. Cerca de 6000 jovens entre os 11 e os 18 anos estiveram a viver os 100 anos da sua associação através de jogos, danças, competições, pioneirismo, celebrações, reflexões, crescimento pessoal, reforço das amizades existente e e criação de novas. Foram dias onde estes jovens viveram o escutismo sempre de sorriso na cara, mão aberta para ajudar o próximo e um pé sempre no samba. 

Esta presença foi fundamental para a continuidade das relações institucionais entre o Escutismo de Portugal e o Escotismo do Brasil, para aproximar estes dois povos que tanto têm em comum, apesar das suas claras diferenças.

“Foi fenomenal. O acolhimento que tivemos, o calor do carinho que toda a gente nos passou, a comida, o clima, a música, as diferenças e as semelhanças. Acho que foi uma oportunidade única para unir a UEB e o CNE num laço em que a história da o primeiro nó e que hoje lançamos o resto. Conhecer os jovens de perto foi a parte mais gira de todas! Perceber que aquilo pelo qual lutamos em Portugal, também o é no Brasil… com claros níveis de exigência diferentes.” (Tomás Serra, 1188 Milharado).

Esta aventura é mais um ponto muito bonito nesta continua formação integral de jovens num movimento mundial que reúne milhares de pessoas pelo mundo. 

Obrigado UEB pelo convite para o vosso Jamboree do Centenário, contamos convosco para juntos continuarmos a construir um mundo melhor.

Texto e fotos: Tomás Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.