CNE partilha boas práticas do Escutismo: Movimento Seguro no III Encontro Cuidar

O CNE esteve presente no III Encontro Cuidar, dedicado ao tema “Sistemas de Proteção e Cuidado – Custos e Experiências”, que decorreu no dia 19 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP) em Lisboa.

Representado por Pilar Alonso, Secretária Nacional dos Adultos, e Susana Assunção, membro da equipa nacional dos Adultos, o CNE apresentou no III Encontro Cuidar a estratégia “Escutismo: Movimento Seguro”, partilhando as boas práticas da nossa associação na proteção de crianças e jovens.

Durante a intervenção, foi feita uma contextualização cronológica do desenvolvimento do E:MS, destacando o tipo de formações específicas oferecidas na área da proteção. Na ordem do dia estiveram, também, os recursos que o E:MS disponibiliza para as estruturas intermédias, como as Regiões e Núcleos do CNE, para os agrupamentos, para a representação externa, dos quais as famílias dos associados, entidades, e autarquias, e para as crianças e jovens. A partilha gerou interesse entre os presentes, com outras entidades a questionarem o CNE sobre como aplicar boas práticas de proteção em diferentes contextos.

O encontro também incluiu a apresentação de um estudo sobre os custos de implementação de medidas de salvaguarda, no qual o CNE colaborou. Participaram várias organizações no III Encontro Cuidar, como a Porticus, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e o Instituto São João de Deus, entre outras, fomentando a troca de experiências sobre sistemas de cuidado.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: III Encontro Cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.