A Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima acolheu a 185ª Assembleia Plenária ordinária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A Assembleia Plenária da CEP esteve reunida em Fátima de 10 a 13 de novembro e contou com a presença do Núncio Apostólico, Arcebispo D. Rino Passigato. Participaram também o Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) fez-se representar nesta Assembleia pelo Chefe Nacional, Norberto Correia, Assistente Nacional, P. Luís Marinho, e pelo Secretário Nacional Pedagógico, Pedro Duarte Silva.

O CNE apresentou à Assembleia uma informação sobre a situação atual do Escutismo Católico em Portugal, bem como o respetivo enquadramento internacional. Informaram ainda sobre o novo sistema de formação de adultos que está a ser implementado em todas as dioceses do país, sublinhando a necessária maturidade cristã de quem é chamado a servir o CNE como dirigente. Neste contexto, refletiu-se sobre o papel dos Assistentes como agentes cruciais na articulação eclesial deste movimento que, pela prática do método escutista, está claramente ao serviço da Evangelização.

A Assembleia refletiu sobre «os desafios pastorais da família no contexto da evangelização», tema da III sessão extraordinária do Sínodo dos Bispos, a partir da mensagem dos Padres sinodais às famílias cristãs e ao mundo inteiro, do relatório final e do testemunho do Presidente da CEP, D. Manuel Clemente, participante no Sínodo.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Ricardo Perna/Família Cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade