CNE presente na maior reunião mundial sobre as alterações climáticas

Nos passados dias 2 a 6 de novembro de 2021, o CNE esteve presente na 26ª Conferência das Partes (COP), que teve lugar no Centro de Exibições e de Ciência Viva de Glasgow, no Reino Unido, integrado na delegação da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME).

A OMME tem um órgão consultivo na ONU, pelo que foi convidada a estar presente na COP e a apresentar as suas preocupações e soluções para as temáticas em discussão. 

A Conferência das Partes é cimeira anual onde se encontram os líderes mundiais dos 197 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir as alterações climáticas a nível mundial.

Além do CNE, na delegação da OMME, estiveram escuteiros do Bangladesh, Finlândia, França, Irlanda, México e Níger. O CNE devido ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos relacionado com a proteção dos ecossistemas, a educação ambiental, e às estratégias implementadas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é reconhecido pelas diferentes regiões da OMME e uma referência a nível mundial, o que levou o movimento a ser convidado. 

A cimeira tinha duas zonas, a zona Azul dedicada exclusivamente às negociações, discussão e apresentação de soluções e a zona Verde mais aberta à sociedade civil onde decorreram exposições de diversas corporações, Organizações Não Governamentais (ONG) e também espaços para apresentações de trabalhos artísticos como cinema, música, teatro e espaços de reflexão e debate sobre os diferentes papéis de todos os intervenientes na sociedade civil. A OMME foi dividida em dois grupos, estando os escuteiros que integram a equipa dedicada às políticas ambientais da OMME na zona Azul e os restantes na zona verde.

Os primeiros dias foram dedicados à representação externa e comunicação centrando a ação no estabelecimento de contactos/ networking com outras organizações da sociedade civil entre ONG’s, corporações e figuras dos diferentes governos presentes no evento. 

Num desses eventos, na Universidade de Glasgow, o CNE partilhou as iniciativas relacionadas com o Ambiente e os ODS, e dinamizou um debate sobre como os jovens se podem fazer ouvir por quem lidera as governações.

No dia dedicado à juventude, interagimos com o embaixador mundial do Escutismo, Bear Grylls, que acompanhou os trabalhos e representação da OMME e, nos seus discursos, mencionou todas as iniciativas desenvolvidas pelo escutismo e como o escutismo desde que fundado, age em conformidade com a proteção do planeta e educa todas as crianças, jovens e mesmo adultos, a saber viver em equilíbrio e de forma sustentável. 

Os escuteiros foram escutados e puderam apresentar os seus contributos para o desenvolvimento de uma estratégia global para a juventude no combate às alterações climáticas. 

A participação do CNE foi muito benéfica para ambas as partes uma vez que além de todo o conhecimento adquirido, houve também a oportunidade de demonstrar o que de melhor faz o Escutismo Católico Português!

Texto e fotografias: Sara Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.