CNE presente na Operação Fátima 2024

A Operação Fátima – maio/24, que teve a duração de três dias, com início no sábado dia 11 de maio, assegurou a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocaram ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.

Esta operação visou aumentar a capacidade e rapidez de intervenção do dispositivo que materializa o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), bem como, assegurar uma coordenação institucional efetiva e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil, bem como garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego dos meios e recursos de proteção e socorro e antecipar as capacidades de reforço especializado, através da pré-formatação e pré-posicionamento de meios e recursos e efetivar uma matriz de planeamento flexível que permitiu minimizar o impacto do grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração.

Na operação participaram cerca de 300 operacionais, entre eles 25 escuteiros, enquadrados pelo Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC) do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Sendo uma Missão que se reveste de uma enorme componente de Pedagogia da Fé, assenta no principal objetivo de proporcionar o bem-estar aos peregrinos que ali se deslocam, consistindo no acompanhamento e encaminhamento de peregrinos que se encontrem perdidos, abertura de corredores de emergência, apoio às equipas de emergência nas intervenções e ainda no controlo das refeições dos operacionais. Na Operação, o dispositivo escutista efetuou também o controlo de massas antes, durante e depois das cerimónias, no que toca ao acesso ao Santuário, auxiliou o encaminhamento de 14 peregrinos perdidos e ainda procedeu ao acompanhamento de 56 outras em situações de necessidade.

No final da Operação, e com sentido de “dever cumprido”, ficou patente e realçado o papel eficaz desempenhado pelo CNE no Dispositivo, através da sua dedicação e colaboração com as autoridades.

Recordamos que, para qualquer peregrinação, será sempre importante ter em conta as seguintes recomendações:

Peregrinos:

  • Caminhe de frente para o trânsito
  • Use colete refletor (mesmo de dia)
  • À noite, o primeiro da fila deve levar uma lanterna com luz branca apontada para o chão, para não encandear os condutores, e o último uma luz vermelha
  • Em grupo, caminhem em fila e na berma
  • Utilize, preferencialmente, as vias oficiais dos Caminhos de Fátima

 

Condutores:

  • Se avistar peregrinos reduza, a velocidade
  • Não faça sinais de luzes nem use os máximos ao cruzar-se com peregrinos
  • Atenção a possíveis viaturas de apoio a circular a velocidade reduzida

Todos podemos contribuir para uma peregrinação sem sobressaltos.

 

O DNPC prepara-se agora para apoiar as próximas peregrinações, a ter lugar a 10 de junho e 12 e 13 de outubro.

Texto: ANEPC e Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC).

Foto: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.