CNE presente na Study Session “Strengthening Organisational Resilience of Youth Spaces in Europe”

Entre os dias 8 e 14 de outubro, decorreu a Study Session “Strengthening Organisational Resilience of Youth Spaces in Europe”, organizada pela WOSM (Organização Mundial do Movimento Escutista) em parceria com o Conselho da Europa, em Estrasburgo.

O CNE fez-se representar pelos Candidatos a Dirigente Catarina Almeida, membro da Equipa Nacional das Relações Externas e pelo Tomás Apolinário, Jovem Conselheiro. Contámos também com a presença da Candidata a Dirigente, Catarina Carita, que integrou a Planning Team do evento. 

A sessão de estudo teve como objetivo central promover a resiliência organizacional entre as organizações de juventude, especialmente no Escutismo. Durante estes dias, fomos incentivados a utilizar novos quadros e ferramentas para reforçar a resiliência e a capacidade dos jovens representantes das associações escutistas para serem ativos nos processos de tomada de decisão. Criamos ainda um espaço de trabalho em rede, que permitiu aos participantes partilhar as melhores práticas sobre a participação juvenil e as medidas de resiliência implementadas nos diferentes países. 

A resiliência organizacional passa pela capacidade de uma organização se adaptar a mudanças e crises de forma eficaz, mantendo-se relevante e operacionalmente viável. Neste contexto, a sessão de estudo focou-se na importância de preparar as associações para se tornarem mais resistentes, promovendo uma cultura de partilha de boas práticas e inovação.

Durante a sessão, os participantes discutiram como é que as suas organizações podem adotar planos nacionais de resiliência, integrando-os na sua estratégia e visão: com as diferentes partilhas conseguimos criar um ambiente colaborativo onde exploramos as melhores práticas de liderança, gestão de crises e envolvimento jovem.

A participação do CNE foi extremamente importante e reforçou o compromisso da associação em preparar os seus membros para liderar em tempos de incerteza. O CNE, enquanto a maior organização de juventude de Portugal, desempenha um papel crucial na formação de jovens e na sua preparação para desafios futuros: esta sessão permitiu que os elementos do CNE presentes adquirissem novas competências, que agora poderão aplicar à associação, fortalecendo assim a resiliência do movimento escutista em Portugal.

Agradecemos a oportunidade de participar na Study Session: esta foi uma experiência enriquecedora, que permitiu adquirir competências valiosas. Estamos, agora, mais preparados para enfrentar as adversidades e continuar a desempenhar um papel fundamental na educação e desenvolvimento dos jovens!

Texto e fotos: Catarina Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.