
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
O VI Congresso Internacional de Riscos – “Riscos e Conflitos Territoriais das catástrofes naturais às tensões geopolíticas” realizou-se em Coimbra entre os dias 23 e 26 de maio. O CNE marcou presença através do Departamento Nacional de Proteção Civil.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE), através do Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC), da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), foi convidado e esteve presente no VI Congresso Internacional de Riscos – “Riscos e Conflitos Territoriais – Das catástrofes naturais às tensões geopolíticas” que decorreu entre os dias 23 e 26 de maio em Coimbra, onde estiveram presentes mais de 200 pessoas de diversos países.
O dirigente Carlos Alves, da Equipa da GEOSCOUTS (plataforma de comunicação de atividades escutistas) e membro do DNPC, representou o CNE, apresentando uma comunicação com o tema “Caso prático do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na comunicação de atividades escutistas”, onde foi explicada a plataforma GEOSCOUTS e evidenciadas as suas capacidades, no que à identificação e georreferenciação diz respeito, em tempo real, das atividades escutistas e elementos participantes em território nacional, envolvendo as diversas entidades de socorro existentes, sendo fator critico de sucesso para alguma necessidade em termos de socorro.
As várias entidades e serviços presentes, desde agentes de Proteção Civil, dirigentes e técnicos municipais entre outros, bem como os próprios Professores do Ensino Superior e Ensino Básico presentes e ou participantes, demonstraram grande curiosidade e interesse na apresentação efetuada, evidenciado no momento pós apresentação, com um debate e reflexão sobre esta plataforma.
Este evento, organizado pela RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança – na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra foi uma grande oportunidade para dar a conhecer os diversos contextos, conhecimentos, ideias e boas práticas de todos os participantes, onde se inclui o CNE com a dinâmica da comunicação de atividades centralizada na Plataforma Nacional – GEOSCOUTS.
A participação do CNE neste evento, através do DNPC, enquadra-se na missão que o mesmo decidiu abraçar, e se encontra focalizada em informar, sensibilizar e motivar toda a Associação para a temática da Proteção Civil e Segurança em atividades, bem como contribuir na Sociedade Civil com ações de apoio à mesma em estreita colaboração com as Entidades Oficiais.
Esta participação revestiu-se de uma enorme importância, pois através dela transmitimos ao exterior do Movimento as boas práticas que temos vindo a implementar no que concerne à segurança e bem-estar dos nossos elementos.
Texto e Foto: Departamento Nacional de Proteção Civil
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference