No início da tarde de hoje arrancou Conselho Nacional de Representantes no sentido de discutir e votar o Relatório e Contas de 2018, excepcionalmente referente ao período de janeiro a setembro de 2018, bem como discutir e votar várias propostas de alteração ao Regulamento Geral do CNE, ao Regulamento de Uniformes e Bandeiras do CNE, ao Programa Educativo e uma proposta para implementação da política de Recursos Humanos do Corpo Nacional de Escutas.
No período antes da ordem do dia usaram da palavra vários conselheiros que levantaram diversas questões; o dirigente Pedro Duarte Silva, que deu conhecimento ao Conselho do trabalho desenvolvido pela CICE, o Clã 110 do Agrupamento da Ramada, região de Lisboa que, sucintamente, explanou ao Conselho o que consistiu o Projeto Serviço “Árvores de Esperança”; Raquel Kritinas, da Secretária Nacional Pedagógica falou acerca do Sistema de Progresso; e os restantes elementos da Junta Central relataram de um modo geral o trabalho desenvolvido durante este período.
A encerrar o período antes da ordem do dia, pelo trabalho desenvolvido em várias áreas, foram atribuídas várias condecorações a Dirigentes do CNE
Entrados no período da ordem do dia, os diversos secretários nacionais detalharam toda a atividade que as diversas secretarias levaram a cabo.
Vários conselheiros usaram da palavra para colocar várias questões que foram esclarecidas pelos titulares das várias Secretarias.
Dado o adiantado da hora não foi possível hoje votar o Relatório e Contas bem como discutir e votar as restantes propostas.
O dia encerrou, como habitualmente, com a Eucaristia celebrada pelo Assistente Nacional, Padre Luís Marinho.
O CNR continuará amanhã estando o seu início agendado para as 9 da manhã.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.