O Mercado Internacional (MI) teve lugar no fim de semana de 8 e 9 de novembro na Região de Coimbra, Mealhada. Na sua sétima edição, a atividade assumiu um formato diferente abrindo as portas também a exploradores e pioneiros.
Marcaram presença no MI 17 stands entre os quais Os Leigos para o Desenvolvimento, o Instituto de Solidariedade Cooperação Universitária e a Agência Nacional para o Programa Juventude em Ação e muitos outros relacionados com as diversas iniciativas da Secretaria Internacional. Foram realizados vários workshops, sobre aprendizagem intercultural, o voluntariado internacional, zumba, religiões do mundo, entre outros.
A noite intercultural contou com música e com os testemunhos do Dirigente José Figueira, funcionário do Bureau Europeu do Escutismo, o Dirigente António Theriaga, Chefe Nacional Adjunto do CNE, e o Caminheiro Rafael Simões, que esteve presente na última Conferência Mundial do Escutismo.
A dinâmica dos Stands correu muito bem mas senti falta das mesas redondas.(…) Não entanto, o sentimento foi compensado pela conversa que aconteceu durante a noite intercultural com José Figueira, António Theriaga e Rafael Simões! A partilha de experiências pessoais foi fundamental., explicou Vítor Gonçalves, Agr. 722, Santiago do Cacém.
Para além das bancas divulgando as oportunidades internacionais, o MI foi uma oportunidade para trocar impressões com os escuteiros que já concretizaram esses projetos internacionais, que nos podem ajudar a realizar um nosso. Foi também uma excelente forma de nos apercebermos de toda a dimensão da Secretaria Internacional., enfatizou Bia Dias, Agr. 999, Porto Santo.
Domingo foi o dia de receber exploradores e pioneiros no Mercado e de alargar ainda mais este Mundo de Oportunidades que é a dimensão internacional do Escutismo.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Secretaria Internacional.