Colina do Encontro uniu um mar de nacionalidades na JMJ

A Colina do Encontro recebeu 150 mil peregrinos para assistirem à missa de abertura da JMJ, com o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

A Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, recebeu a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Foram cerca de 150 mil os peregrinos que encheram as ruas de Lisboa para chegarem até ao local onde o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, deu as boas-vindas a todos os jovens que se juntaram a esta Jornada.

Entre bandeiras de vários países, os peregrinos chegaram de todos os cantos do mundo, entre os quais muitos escuteiros. D. Manuel Clemente, escuteiro desde 1964 e que recebeu recentemente o Colar Nuno-Álvares, a mais alta distinção concedida no Corpo Nacional de Escutas (CNE), desejou que todos os peregrinos se sentissem «em casa, nesta casa comum em que viveremos a Jornada Mundial».

 O Cardeal-Patriarca referiu a disposição de Maria para partir e pôr-se a caminho que comparou com a disposição dos jovens «Também vós vos pusestes a caminho. Foi para muitos um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu. Foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram». Desta forma «devemos encarar a própria vida, como caminho a percorrer, fazendo de cada dia uma nova etapa». Na sua Homilia D. Manuel Clemente lançou um desafio a todos os jovens «Aprendamos com Maria a saudar a todos e a cada um. Pratiquemo-lo intensamente nos dias desta Jornada Mundial da Juventude. O mundo novo começa na novidade de cada encontro e na sinceridade da saudação que trocarmos. Para que sejamos pessoas entre pessoas, em mútua e constante visitação! – Desejo-vos a todos uma feliz e estimulante Jornada Mundial da Juventude!».

Para amanhã está reservada a chegada do Papa Francisco, que dedicará o dia às cerimónias protocolares. O Corpo Nacional de Escutas reservará o dia de amanhã para a Festa dos Escuteiros, na Quinta das Conchas, no Lumiar, com início marcado às 14h00.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade