Com a IV em Mente – As 8 Maravilhas no Clã: realidade ou ilusão?

No passado dia 24 de novembro realizou-se mais um, o último (!), encontro do “Com a IV em Mente”, sobre o tema “As 8 Maravilhas no Clã: realidade ou ilusão?”

O objetivo primordial do Escutismo é contribuir para o desenvolvimento dos jovens. Para atingir este objetivo o Escutismo assenta, do ponto de vista educativo, nas “8 Maravilhas do Método”. Este foi o mote, para uma noite de partilha animada.

Um dos méritos desta iniciativa é a salutar troca de realidades entre os diversos Clãs. Falámos sobre a forma como cada Clã vive o Método, a dinâmica em Clãs com apenas uma Tribo, entre outros. Aprendemos que, apesar das dificuldades, existem também oportunidades, como por exemplo o desenvolvimento do espírito de grupo.

Recebemos ainda a Chefe Cristina Silva que partilhou boas práticas sobre o “Sistema de Patrulhas” (em Clã, portanto Tribos) e o Chefe Carlos Araújo que abordou o “Aprender Fazendo”.

Mas seria redutor não deixar uma palavra relativamente ao sentimento vivido por ser o último “Com a IV em Mente”. De facto, uma iniciativa que começou num momento complicado, mas que, por isso mesmo, veio no momento certo. Onde, para além da partilha de um conjunto de conteúdos (Carta de Clã, Motivação, Partida, Sistema de Progresso…) extremamente pertinentes, se criaram laços de amizade e se viveram momentos como num verdadeiro Clã.

Em resumo, diria que, acima de tudo, o relevante foi, mês após mês, aprender através da partilha sincera das diversas realidades e onde nunca existiram “respostas certas ou erradas”, onde compartilhar as dificuldades de cada um, sem medos, foi essencial para “aprender ou ensinar”, onde o escutar as “versões” do Caminheiro e do Dirigente permitiu entender as diferentes perspetivas.

No entanto, quando no Escutismo “fechamos” um projeto, continuamos alegremente a viver o seguinte pelo que estes encontros acabaram, mas a IV continuará para sempre, cada vez mais viva, na nossa mente.

Texto: Rui Morais

Imagem: Equipa Nacional da IV Secção

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *