Com a IV em Mente: “Errar é Escutista?”

No passado dia 26 de maio, cerca de 25 caminheiros e dirigentes juntaram-se no ZOOM para debater o tema “Errar é Escutista?”

Este encontro começou com o típico momento de quebra gelo de forma a deixar todos os participantes confortáveis para participarem ativamente neste momento de debate e partilha. A edição de maio teve como convidados quatro caminheiros para serem mediadores das salas onde decorreram as discussões do tema proposto. Cada moderador tinha uma ou duas perguntas para lançar à discussão com os elementos que estavam nas suas salas, os mesmo iam mudando de sala para debater as diferentes questões.

Após os debates foram apresentadas as seguintes conclusões: os dirigentes devem dar espaço para errar, mas sem deixar que as consequências dos erros sejam muito grandes, todas ideias são válidas e aptas a serem implementadas e desenvolvidas mesmo que existam erros durante todos o processo pois o erro deve ser encarado como uma aprendizagem e forma de crescimento. O escutismo é um espaço para errar, tal como muitos outros sítios, sem nunca esquecer que quando estamos fardados temos que ter alguma atenção aos erros pois podem por todo o movimento em causa. As ideias fora da caixa devem ser postas em prática sem medo que o erro aconteça, pois errar faz parte da vida e devemos vê-lo como aliado e não como inimigo.

A sessão contou ainda com uma apresentação sobre o tema dos dirigentes, Catarina Ribeiro e João Silva, que definiram o erro e falaram do lado positivo e negativo do mesmo. A próxima sessão está marcada para o dia 23 de junho e terá como tema “Sistema de Progresso: progrides ou empancas?”.

Hoje decorre uma nova sessão “Com a IV em Mente” desta vez com o tema “Sistema de Progresso: Progrides ou Empancas?”.

Texto e fotografia de Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.