
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Começa um novo ano e com ele 365 novas oportunidades. Partilhamos 8 resoluções para que em família possam começar 2023 na melhor forma.
Esta é a altura do ano em que todos fazemos um balanço de todo o nosso caminho e, com os olhos no futuro, pensamos em como será o próximo ano. Fica a conhecer 8 dicas de como caminhar em família, seja para serem mais ativos, saudáveis, sustentáveis e também financeiramente seguros.
#1 Família Ativa
Cria momentos regulares em família que permitam contrariar o sedentarismo e melhorar a vossa saúde. Introduz semanalmente atividades desportivas, seja uma caminhada, um passeio de bicicleta, fazer patinagem ou jardinagem.
Em dias chuvosos, optem por atividades interiores, como a dança, bowling ou jogos tradicionais. Usem a imaginação e divirtam-se!
#2 Literacia Financeira
A segurança financeira da vossa família é fundamental para que estejam todos protegidos. Garantam que conseguem ter um montante disponível para despesas inesperadas ou para fazer frente a alterações na fonte de rendimento.
Definam o vosso orçamento familiar e procurem aprofundar conhecimentos de literacia financeira. Existem inúmeros recursos gratuitos e várias plataformas digitais.
#3 Começar (ou reforçar) as poupanças familiares
Colocar mensalmente um montante de parte é um bom começo. Para maximizarem a vossa poupança, poderem optar por soluções que permitam, além de amealharem uma certa quantia, poderão colher dividendos mais tarde.
#4 Comer melhor
A preparação de refeições em família permitem criar momentos de partilha e proximidade, e também transmitem aos mais novos competências de culinária, gestão de tarefas e limpeza.
É uma boa oportunidade para criarem hábitos de alimentação saudável, com a confeção de refeições equilibradas para todos.
#5 Reutilizar
Em família encontrem novos usos para objetos em casa, seja através da doação a quem precisa ou com a venda de coisas que já não utilizam. As embalagens vazias podem ter grande utilidade, seja para criar, por exemplo, um porta-canetas para o quarto das crianças ou até mesmo para a criação de objetos de decoração para a casa.
#6 Pensem na Comunidade
A oferta é vasta: Apoiem uma família, protejam o ambiente, cuidem de animais, entre outros. O voluntariado em família pode fortalecer (ainda mais!) os vossos laços familiares, mas também protege a comunidade, porque estão a contribuir para um futuro melhor, mais justo. Ao mesmo tempo, os mais pequenos conhecem o significado de valores como a entreajuda, a gentileza e a caridade.
#7 Prepararem o futuro dos mais pequenos
Pensem no futuro dos mais jovens, para que tenham no futuro uma proteção financeira.
Podem por exemplo criar uma poupança já a pensar na faculdade, contratualizar um seguro de vida para os mais velhos, entre outros.
#8 Privacidade na era digital
Atualmente estamos sempre online, seja através do computador ou telemóvel. Ensinem aos mais pequenos a importância de proteger os dados pessoais nas plataformas digitais e analisem todos os aparelhos ligados, para perceberem se serão um ponto de acesso a uma eventual fuga de dados.
É importante que os pequenos percebam que devem proteger as suas informações pessoais e que aprendam a escolher as definições certas em cada jogo e outras aplicações.
Estas são apenas algumas ideias para que possam dar os vossos primeiros passos em 2023. O desafio maior será, em família, criarem a vossa própria lista de desejos e objetivos para o novo ano!
Adaptação do Texto: Cláudia Xavier
Fonte: Sapo Lifestyle
Fotografia: CNE
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference