Comemoração do Centenário do Escutismo na Escola Básica 1, 2, 3 de Fragoso

100 anos de Escutismo a desafiar outros 100!

Organizado pelo Clube de Colecionismo e Filatelia da Escola de Fragoso, esteve patente no átrio da escola, de 27 de fevereiro a 8 de março, uma exposição filatélica sobre “Escutismo – Uma Escola Para A Vida”, com 13 quadros.

Com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Fragoso, foi montado um mini acampamento na entrada da escola e na biblioteca uma pequena mostra de livros escutistas.

O clube organizou uma palestra sobre o nascimento do movimento escutista em Portugal, sobre os seus objetivos, funcionamento e valores.

Na mesa de honra estiveram presentes a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Dr.ª Mariana Carvalho, o Chefe Nacional Adjunto do CNE, Paulo Pinto, o Vice-Diretor do Agrupamento, José Manuel Araújo e o professor Jorge Silva.

No primeiro dia da ação, aquando da inauguração da III mostra filatélica da escola, foi inaugurado pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Dr.ª Mariana Carvalho, um carimbo comemorativo, o selo personalizado, o envelope e o postal máximo triplo para promoção do evento.

O responsável por esta ação aproveitou para lembrar que o elemento principal que entra na realização de um postal máximo é o selo. O selo deve ter uma relação direta com o assunto do postal ilustrado durante a validade do selo e uma data que seja a mais próxima possível da sua data de emissão.

O dinamizador fez uma breve descrição sobre a diferença entre a Associação dos Escoteiros De Portugal, a Associação Guias de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas, tendo aproveitado para falar de assuntos sobre a vida ao ar livre, a vida em grupo, a vida de patrulha, a progressão e o compromisso.

Este evento só foi possível devido à colaboração e cedência das várias peças pelos chefes Vítor Peres (3 quadros – 48 folhas) e Jorge Silva (10 quadros – 160 folhas).

O Clube de Colecionismo e Filatelia agradece a presença do Chefe Nacional Adjunto, Paulo Pinto, dos vários elementos da Junta Regional de Viana do Castelo (Chefe Regional, Chefe Regional Adjunto, Secretário Regional de Adultos), do antigo Chefe Regional de Viana do Castelo, Dr. José Miguelote de Castro Monteiro, da Dr.ª Mariana Carvalho,  assim como o apoio que recebeu de toda a Comunidade Educativa de Fragoso, da E.B. 2,3/S de Barroselas, dos Correios de Portugal, do Agrupamento de Escuteiros de Fragoso e da Federação Portuguesa de Filatelia.

A todos um grande e sincero muito obrigado. Bem hajam!

                                    

Texto e Fotos: Jorge Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »