Comités Nacionais Pedagógico, Internacional e de Adultos reunidos em Fátima

Nos dias 22 e 23 de março reuniram-se em Fátima os Comités da Secretaria Nacional Pedagógica, Secretaria Internacional e Secretaria Nacional dos Adultos.

O Comité Nacional Pedagógico contou com a presença de 45 participantes de 16 Regiões e ainda 15 elementos da Secretaria Nacional Pedagógica (SNP). A SNP começou por apresentar a ordem de trabalhos do dia, de seguida já a entrar para aquele que foi o primeiro assunto do dia, Encontro Nacional de Guias (ENG) que este ano tem como tema de consulta “EMS: Escutismo Movimento Seguro”.

A SNP deu a conhecer o local, o imaginário e algumas novidades para ENG 2025, como a participação de escuteiros espanhois no encontro, os secretários regionais tiverem a oportunidade de partilhar as experiências dos Encontro Regionais de Guias (ERG) e algumas das conclusões que seus guias tiram deste tema. ENG falado, avanço-se para o tema da Dinâmica Nacional da de Avaliação (DNA), onde após apresentação e ponto de situação da dinâmica, os dirigentes presentes, foram para a sua secção e  passaram para a ação, foram rever as perguntas que constam nesta dinâmica e discuti-las em pequenos grupos. Assim se passou uma manhã. 

Durante a tarde deram início os trabalhos das secções com os mais diferentes temas como as conclusões do UNO de cada unidade, ferramentas pedagógicas, ENG, dificuldades e atividades de cada Região. Antes do jantar foi o momento da Eucaristia no Santuário. Já a noite foi de festa com um Fogo de Conselho, onde foram apresentadas peças com propostas de imaginário para o Mercado de Oportunidades 2025, assim se concluiu o primeiro dia de Comité. 

A manhã de domingo começou cedo e com a participação especial da Aline Conde,  Diretora Nacional de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, que falou sobre as dificuldades e os passos a dar para a revisão e atualização do Método Educativo da associação brasileira. Após esta intervenção os participantes tiram algumas conclusões sobre o que tinham acabado de ouvir. Um fim de semana produtivo e cheio de partilhas; assim foi o Comité Nacional Pedagógico. 

Já na sala ao lado o tema era mais Internacional, onde a Secretaria Internacional (SI), falou com os interlocutores regionais sobre as dificuldades e boas práticas existentes nas regiões presentes, o ponto de situação dos CPI’s e a reformulação dos mesmos, bem como o estado da SI. 

A Secretaria dos Adultos começou por apresentar, discutir e tirar conclusões sobre os PIF’s, ao longo da manhã. Após o almoço, os trabalhos continuaram. Desta vez falou-se sobre o «estado da nação», formação contínua e E:MS nas Regiões, a aplicação da SFAE e ainda sobre a acreditação de formação contínua externa. Assim foi mais um Comité Nacional de Adultos.

Texto e fotos: Matilde Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.