Comitiva do CNE leva a Luz da Paz de Belém ao Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu ontem, 21 de dezembro, a Luz da Paz de Belém de uma comitiva do CNE no Palácio de Belém, em Lisboa.

O CNE fez-se representar pelo Chefe Nacional, Ivo Faria, pelo Chefe Nacional Adjunto, Paulo Pinto, pela Secretária Nacional para os Projetos, Inês Graça, pelo Chefe Regional de Aveiro, José Carlos Santos, e por uma comitiva de escuteiros da região de Aveiro, incluindo alguns dos escuteiros que participaram no transporte da Luz desde a Áustria até Portugal. A chama percorreu cerca de seis mil quilómetros desde a Basílica da Natividade, em Belém, mantendo viva uma tradição partilhada por escuteiros de todo o mundo.

Na sua intervenção, Ivo Faria sublinhou o tema deste ano, “Uma Luz que Orienta”, lembrando a importância de referências claras num mundo marcado pela falta de esperança, pela solidão, pelo crescimento da xenofobia e dos discursos de ódio. «Enquanto escuteiros e portugueses, precisamos de orientar o mapa para não andarmos à deriva. Os jovens escuteiros, quer sejam do ramo marítimo, quer terrestre ou do ar, sabem a importância de todos termos referências para podermos reconhecer o caminho a seguir em segurança», afirmou.

Destacou ainda os valores da paz, da fraternidade, da solidariedade e da justiça, vividos com a alegria própria da juventude, bem como o papel dos testemunhos transmitidos entre gerações e o exemplo dos jovens enquanto «motor de ação e de mobilização». «Somos, por isso, felizes em ter muitos jovens empenhados na construção de um mundo melhor, seja no tecido associativo, na escola, no mundo do trabalho, no desporto, em tantas atividades que os jovens abraçam.»

A Luz da Paz de Belém continua agora a ser partilhada de mão em mão por todo o país, em cerimónias locais, regionais e diocesanas, levando consigo uma mensagem ativa de esperança e responsabilidade, num apelo a que esta luz seja mais do que uma vela acesa e se traduza em ações que iluminem a vida das pessoas e da sociedade.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade