Comunicar o Escutismo: CNE no Communications Forum 2024 da WOSM

Dois membros da equipa de comunicação do CNE rumaram a Sófia, Bulgária, para participarem no Communications Forum 2024, que decorreu entre 20 e 24 de novembro.

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a cidade de Sófia, na Bulgária, recebeu o Communications Forum 2024, realizado no Centro de Treinos da Cruz Vermelha. O evento organizado pela WOSM reuniu 46 participantes de 22 países da região escutista europeia, apoiados por uma equipa organizadora de seis membros. A nossa associação esteve representada por Leonor Moura, da equipa de redes sociais do Escutismo, e Catarina Valada, da redação da revista Flor de Lis, que rumaram a Sófia para, segundo Leonor, «consolidar conhecimentos, conectar com outros voluntários e profissionais, partilhar boas práticas, inspirar e ser inspirados pelos outros». Além disso, foi possível «perceber que somos referência em alguns aspetos da nossa comunicação a nível internacional, mas também em que pontos-chave ainda temos de amadurecer».

Ao longo do fórum, foram debatidos temas como identidade de marca, estratégias de comunicação, utilização de redes sociais, comunicação de crise, e integração da inteligência artificial na comunicação escutista. Workshops práticos ofereceram ferramentas para melhorar a análise de redes sociais, criar vídeos escutistas mais impactantes e construir relações com jornalistas e influencers

A cultura búlgara esteve também muito presente, não só na Noite Búlgara, em que os participantes puderam conhecer a cidade de Sófia e experimentar a gastronomia típica da Bulgária, mas também durante os momentos de convívio do fórum, sempre com muita música e danças tradicionais. Slav Gindyanov, Presidente do Conselho Nacional da Organização dos Escuteiros Búlgaros, equivalente ao nosso Chefe Nacional, contou-nos que o fórum foi «uma ótima experiência porque foi o primeiro evento do tipo a ser organizado na Bulgária» e que «se os participantes gostaram das partes que nós, escuteiros búlgaros, organizámos, como a acomodação, a noite Búlgara em que experienciaram a nossa cultura, e visitar a linda cidade de Sófia, fico pessoalmente muito feliz».

Foram também cinco dias de partilha entusiástica de boas práticas entre participantes, tanto informalmente como na Noite Internacional, em que cada delegação preparou uma banca a divulgar os materiais de comunicação da sua associação. Durante o Fórum, 5 delegações foram também convidadas a partilhar formalmente as suas boas práticas perante o público, das quais a do CNE, que apresentou o processo de rebranding da nossa associação entre 2021 e 2023, muito bem recebido pelos participantes. Entre os testemunhos, esteve a delegação da Croácia, que divulgou o projeto Boranka – Paint it Back. Em 2017, grandes incêndios florestais devastaram a floresta croata, na região da Dalmácia. Perante a destruição, os escuteiros delinearam o projeto Boranka, que viria a transformar as cinzas das árvores em lápis de cera. Apresentada a ideia a uma agência de publicidade, esta aceitou produzir os materiais pro bono e é hoje a maior campanha de reflorestamento voluntário da Europa. À data, o projeto já envolveu mais de 11 000 voluntários que plantaram mais de 130 000 árvores.

O Communications Forum já conta com três edições, tendo surgido pela primeira vez em 2018 em Talín, na Estónia, e passado pela Áustria em 2022. Júlia Pérez Lema, Coordenadora de Comunicação do World Scout Bureau Europe Support Centre, em Bruxelas, e membro da equipa organizadora, contou à Flor de Lis que este fórum está a tornar-se num evento regular da WOSM: «Uma das conclusões que os participantes retiram dos fóruns é a necessidade de manter este evento como uma ocorrência regular. Enquanto staff e voluntários de equipas de comunicação na Europa, não têm outro sítio onde se possam reunir, não só para capacitação e formação, mas também para se atualizarem nas suas competências, com novos conhecimentos. É também um espaço de networking, de troca pura de aprendizagens e apoio mútuo.»

Texto: Catarina Valada.

Fotos: World Scout Bureau e Anthony Richardson.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.