CNE presente no Congresso Internacional de Educação Ambiental da CLP.

No último mês de julho, o CNE marcou presença no Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, na Torreira perto de Aveiro. Neste congresso estiveram presentes 410 participantes oriundos de 18 países como Brasil, Cabo Verde, Macau, Costa Rica ou França.

O congresso compôs-se por várias sessões plenárias, painéis com apresentações, saídas de campo e oficinas práticas através das quais, foi possível conhecer as realidades dos vários países, os desafios encontrados e as estratégias utilizadas, proporcionando um ambiente de entreajuda e discussão.

Num destes painéis o Departamento Nacional de Ambiente fez uma comunicação oral com o tema “O Escutismo como ferramenta de Educação Ambiental”. Esta comunicação demonstrou como o escutismo é um lugar priveligiado para a educação ambiental, apresentando alguns projetos que têm sido trabalhados no movimento, com especial enfoque na Insígnia Mundial de Ambiente. Esta apresentação suscitou bastante interesse por parte do público, tendo recebido vários comentários positivos.

A Educação Ambiental é um desafio em diferentes países e culturas. Este tipo de eventos como promove a troca de conhecimento e uma compreensão mais global da realidade ambiental. É importante o Escutismo manter presente esta missão de educar jovens conscientes do seu impacto no ambiente e dispostos a tomar atitudes que ajudem na sua proteção.

Texto e Fotografia de: Ana Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade