Este Congresso do Centenário representa o encerramento dos 100 anos da associação. Durante o último ano o Corpo Nacional de Escutas (CNE) em todos os níveis celebraram este aniversário das mais diversas formas, onde a aprendizagem, aventuras e desafios fizeram parte desta comemoração.
Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos na sessão de abertura deste congresso convidou todos os presentes a celebrar o CNE pensando o seu/nosso futuro. Reforçou ainda o tema central que durante o fim de semana todos os participantes são convidados a viver “Construir o futuro”. “Este tema reflete nossa busca por uma compreensão mais profunda e significativa do papel do escutismo em nossas vidas e comunidades. Estamos aqui para explorar, aprender e inspirar uns aos outros.” salientou ainda.
De seguida ficou expressa uma profunda gratidão para com a Junta Regional de Coimbra que acolhe este evento e ainda ao coorganizador do evento, a Câmara Municipal de Coimbra pelo empenho e disponibilidade na concretização deste congresso.
O Chefe Regional de Coimbra, Nuno Canilho na sua intervenção demonstrou grande alegria e entusiasmo em acolher este congresso, por todos os desafios que serão aqui lançados, e algumas aprendizagens que daqui podem levar.
José Manuel Silva, Presidente da Câmara de Coimbra dirigiu-se a toda a plateia realçando que “É para nós uma honra receber-vos, uma instituição ao comemorar o seu centésimo aniversário demonstra a solidez dos seus princípios, a capacidade agregadora das suas atividades, mas ao mesmo tempo, fazer 100 anos com a capacidade de repensar e construir novos caminhos.”
Nesta primeira sessão foi feita ainda, uma resenha histórica de alguns marcos históricos do CNE, assim como, relembrar os muitos dirigentes que passaram pelas equipas nacionais e que juntos foram construindo a associação que temos.
Para a sessão inaugural, onde se debateu “Celebrar 100 anos do Corpo Nacional de Escutas”. Este painel contou com a presença do atual Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria e ainda Carlos Alberto Pereira, antigo chefe nacional.
Foi o momento de recordar os vários momentos de vividos enquanto Chefe Nacional, como vêm a associação atualmente, assim como, desafios para o futuro.
A fechar este primeiro período do dia foram feitas as conclusões do Fórum 100. Em palco estiveram os protagonistas deste Fórum que deram a conhecer algumas conclusões que por todo o país os nossos jovens pensaram e expressaram nas várias áreas.
Acompanha nos nossos meios o decorrer dos trabalhos deste Congresso do Centenário.