Profícuo e proveitoso foi como classificaram os 130 participantes no Congresso de encerramento das comemorações dos 90 Anos da Região do Porto realizado ontem, 26 de setembro, no Centro Multimeios da cidade de Espinho.
Subordinado ao tema “Caminhos de Futuro/Motivar para Ser”, com cinco blocos temáticos: O Caminho Certo (Programa Educativo), Um Caminho em Comunhão (Fé), O Caminho do Movimento (Organização/Estrutura), Um Caminho a Crescer (Crescimento do Movimento) e Um Caminho para Todos (Representatividade do Movimento).
As temáticas foram apresentadas por 15 oradores, oriundos de vários órgãos e equipas de todos os níveis do CNE. A variedade de oradores contribuiu para o enriquecimento efetivo do debate, sendo os mais de 150 minutos de discussão a prova viva disso.
“(…) são fonte de preocupação para mim, para os quais procuro ativamente soluções. Espero que hoje surjam opiniões, ideias e soluções para que o nosso CNE tenha de facto Caminhos de Futuro”, referiu Hugo Carvalho, Chefe Regional do Porto, no seu discurso de abertura, relativamente aos temas a debate.
“Depois de Acreditar e Motivar, tudo iremos fazer para procurar SER, seguindo sempre o Sinal de Pista – Caminho a Seguir!”, explicou ainda Hugo Carvalho no decorrer, simultâneo ao congresso, da abertura do Ano Escutista da Região do Porto.
Texto e imagem de: Manuel Joaquim