Conselho Nacional Representantes reunido no Porto

O Conselho Nacional de Representantes está reunido, na região do Porto para aprovação de documentos fundamentais para a associação.

O Conselho Nacional de Representantes (CNR) ordinário começou logo após o encerramento do CNR extraordinário. Este conselho estará reunido durante o fim de semana de 8 e 9 de março e estão presentes 229 conselheiros.

A abertura do conselho contou com a mensagem de boas vindas do Chefe Regional anfitrião, Bento Sousa Lopes, onde agradeceu a todos os envolvidos na organização deste conselho, sublinhando os 100 anos da região do Porto, símbolo de um corpo que é o CNE.

No período que antecedeu a ordem de trabalhos esteve presente o vereador da juventude da Câmara Municipal de Gaia, Elísio Pinto. Deixou a todos os presentes além de mensagem de boas vindas, um agradecimento especial ao Escutismo, e ao papel do Escutismo na comunidade, na sociedade e no nosso país. Reforçou ainda “Um escuteiro está muito mais preparado para a vida do que qualquer outro jovem. Sinto orgulho pelo trabalho que fazem diariamente, e por tudo o que têm feito em prol da comunidade”.

Por fim salientou que a distinção de Capital Nacional da Juventude que Gaia ganhou é também uma distinção para todos os escuteiros pelo trabalho feito no município.

Os trabalhos prosseguiram com a apresentação das conclusões do último Encontro Nacional de Guias, por parte de cada guia representante das Secções.

Cada Secretaria Nacional apresentou as atividades e projetos onde estiveram envolvidos e avaliação dos mesmos.

Seguiu-se a apresentação a proposta de criação, por parte da Junta Central, do Fundo Escutismo: Movimento Seguro. Esta proposta pretende ser um instrumento de apoio à estrutura de suporte Escutismo: Movimento Seguro, capacitando o CNE para acudir a necessidades futuras e que, para já, têm vindo a ser supridas com recurso ao orçamento anual da Junta Central.

Várias regiões pediram alguns esclarecimentos, de modo a clarificar a sua aplicação efetiva. A discussão e votação da proposta passaram para o segundo dia do conselho.

Este primeiro dia de conselho terminou com um evento onde todos os presentes usufruíram de um momento de convívio organizado pela Junta Regional do Porto, com apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Texto: Susana Micaela Santos.

Fotografias: Nuno Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.