Cria o teu Diário de Peregrino com a Proposta de Advento e Natal ‘24

Está à porta o início do Advento! A Equipa Nacional da Pedagogia da Fé propõe que cries um Diário de Peregrino, que te acompanhará nas reflexões, orações e desafios deste Advento e na vivência do Jubileu da Esperança, em 2025.

A época do Advento marca o início de uma caminhada espiritual que culmina na celebração do Natal, um período de Espera e Esperança para todos os cristãos. No dia 1 de dezembro, começa esta jornada que nos prepara para celebrar o nascimento de Jesus, e a Equipa Nacional da Pedagogia da Fé do CNE convida os escuteiros a vivê-la com a dinâmica “Peregrinos da Esperança”. 

A proposta é simples: criar um Diário de Peregrino para cada elemento, unidade e/ou agrupamento, que acompanhe a vivência pessoal e coletiva do Advento. Todas as semanas, há propostas de reflexão, oração e desafios diferentes para aprofundamento espiritual, que devem ser registados no Diário. Começa esta semana por criar e personalizar o teu Diário: sê criativo! Depois, ao longo do Advento, partilha com as redes sociais do Escutismo o teu Diário e atividades, usando a hashtag #peregrinocomesperança. 

Esta dinâmica foi elaborada para ser integrada nas reuniões semanais dos agrupamentos ou para ser vivida individualmente durante a semana. Adaptável aos diferentes contextos locais, a dinâmica do Advento pode complementar-se com outras atividades promovidas pelas paróquias, vigararias e dioceses, criando uma vivência mais rica e integrada.

A dinâmica também abre um caminho de preparação para o Jubileu de 2025, designado como o Jubileu da Esperança. Este tema ecoa as palavras do Papa Francisco na bula de proclamação do Jubileu, que aponta para a força transformadora da esperança como centro da experiência cristã. Inspirado pela frase de São Paulo na Carta aos Romanos – “Spes non confundit – a esperança não engana” (Rm 5, 5) –, o Papa recorda o convite universal a um encontro vivo e pessoal com Jesus, a quem a Igreja proclama como “a nossa esperança” (1 Tm 1, 1). Prepara o teu Diário para te acompanhar na vivência do Jubileu também!

Esta proposta cruzar-se-á com a dinâmica da Luz da Paz de Belém e, opcionalmente, com a recolha de alimentos bianual do Banco Alimentar. Podes aceder ao documento que contém todas as informações acerca desta dinâmica através deste link. Para esclarecimentos adicionais, podes contactar a Equipa Nacional da Pedagogia da Fé pelo email pedagogiadafe@escutismo.pt.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.