D. Américo Aguiar nomeado bispo de Setúbal

O Papa Francisco nomeou hoje o Cardeal D. Américo Aguiar como Bispo de Setúbal.

D. Américo Aguiar é conhecido pelo seu percurso escutista, a que faz várias referências, pela importância que o Escutismo assumiu no seu percurso, caminho esse que o conduziu ao sacerdócio.

Em entrevista à Flor de Lis, afirmou que «O que sou, como sou, o bem e o mal, o que aprendi, as amizades que fiz, a maneira como me relacionei, teve sempre essa marca» do Escutismo.

A nomeação como Bispo de Setúbal, surge após a sua nomeação para Cardeal, pelo Papa Francisco. D. Américo Aguiar, que assumiu funções como Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, referiu em conferência de imprensa, que não tem um programa ou agenda definidos «Aquilo que o Papa nos pede é ouvir, falar, partilharmos, refletirmos e depois pedirmos ao Espírito Santo que nos diga qual é o caminho. É isso que eu quero fazer com todos os homens e mulheres que naquele território [Setúbal] constroem as suas vidas». Como Bispo de Setúbal quer «rir com quem se quer rir, chorar com quem chora, estar solidário nas dificuldades e sucessos. Ter esta capacidade de me aproximar de todos, todos, todos. É a única coisa que quero concretizar. Eu não sou o salvador da Pátria, não sou o Messias. Não sou nada disso, mas sou um fazedor. E, portanto, toda a gente que precisar de ajuda, pode contar comigo. Estou de mangas arregaçadas com toda a disponibilidade».

D. Américo Aguiar começou o seu percurso escutista nos anos 80, no Agrupamento de Leça do Balio, assumindo posteriormente funções como Assistente Regional do Porto.

Texto: Cláudia Xavier

Fonte: Agência Ecclesia

Fotografia: Gonçalo Pinto

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.