O Papa Francisco nomeou D. António Francisco dos Santos como bispo do Porto. D. António Santos foi igualmente escuteiro, como o seu antecessor D. Manuel Clemente.

D. António Santos, atual bispo de Aveiro vai assumir a diocese que estava vaga desde que D. Manuel Clemente assumiu funções como Patriarca de Lisboa.

O bispo que conta com 65 anos, assume a sua segunda diocese, após ter sido nomeado bispo de Aveiro em 2006, e depois de um período de dois anos como bispo auxiliar de Braga.

Atualmente, na Conferência Episcopal, D. António Francisco dos Santos é um dos membros do conselho permanente e também preside à Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Na nota publicada à Diocese de Aveiro, o novo bispo do Porto diz não encontrar “outras palavras senão estas ditas, por Deus quando chamou Abraão: «Deixa a tua terra, a tua família e vai para a terra que eu te indicar»”.

Foi com surpresa que recebeu a decisão do Santo Padre “só consegui colocar-me de joelhos diante de Deus e colocar-me nas mãos de Deus. Esta surpresa inquieta e ao mesmo tempo desafia” comenta D. António Santos.

O novo bispo do Porto foi escuteiro quando tinha 15 anos, no Agrupamento 192, enquanto estava no Seminário Maior de Lamego, já extinto.

Manteve sempre uma ligação próxima do Escutismo que considera “uma boa escola de formação da Juventude e mesmo uma boa escola na formação da vocação. A confirmação, aperfeiçoamento e consolidação da vocação.”

Texto e fotografia de: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade