D. António Santos, atual bispo de Aveiro vai assumir a diocese que estava vaga desde que D. Manuel Clemente assumiu funções como Patriarca de Lisboa.
O bispo que conta com 65 anos, assume a sua segunda diocese, após ter sido nomeado bispo de Aveiro em 2006, e depois de um período de dois anos como bispo auxiliar de Braga.
Atualmente, na Conferência Episcopal, D. António Francisco dos Santos é um dos membros do conselho permanente e também preside à Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Na nota publicada à Diocese de Aveiro, o novo bispo do Porto diz não encontrar “outras palavras senão estas ditas, por Deus quando chamou Abraão: «Deixa a tua terra, a tua família e vai para a terra que eu te indicar»”.
Foi com surpresa que recebeu a decisão do Santo Padre “só consegui colocar-me de joelhos diante de Deus e colocar-me nas mãos de Deus. Esta surpresa inquieta e ao mesmo tempo desafia” comenta D. António Santos.
O novo bispo do Porto foi escuteiro quando tinha 15 anos, no Agrupamento 192, enquanto estava no Seminário Maior de Lamego, já extinto.
Manteve sempre uma ligação próxima do Escutismo que considera “uma boa escola de formação da Juventude e mesmo uma boa escola na formação da vocação. A confirmação, aperfeiçoamento e consolidação da vocação.”
Texto e fotografia de: Susana Micaela Santos.