O novo bispo de Santarém foi escuteiro e manteve sempre uma ligação muito próxima ao movimento escutista.

O Papa Francisco, em nota da Nunciatura Apostólica, nomeou D. José Traquina, até ao momento bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, como novo bispo de Santarém.

D. José Traquina tem 63 anos, nasceu em Évora de Alcobaça e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, foi responsável máximo da Vigararia Cadaval-Bombarral. Integrou o Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa e na Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Traquina é vogal das comissões da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, do Laicado e Família e da Missão e Nova Evangelização.

Em 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, neste mesmo ano visitou a estação nacional, da atividade nacional do CNE Jota Joti e em entrevista à Flor de Lis relembrou o seu tempo de escuteiro, onde desempenhou diversos cargos, desde chefe de agrupamento, chefe de Clã e por fim assistente em diversos agrupamento e ainda no Núcleo do Oeste.

Relembra Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Gonçalo Vieira.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade