Dar voz ao silêncio

Dar voz ao silêncio é uma Comissão Independente que surge para desenvolver um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa.

Esta Comissão é formada no seguimento de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2021. É uma Comissão que se afirma com uma estrutura isenta e independente, ou seja, autónoma e não influenciável por qualquer força externa que queira ou possa desejar vir a alterar o seu objetivo central: dar voz ao silêncio de todas as vítimas deste tipo de crime. Respeita as diferenças de religião ou a sua ausência, etnia, sexo e género, tendo como desígnio a sua posição neutra e inclusiva sobre toda e qualquer diversidade.

Da Comissão é composta por: Pedro Strecht, Coordenador, (Médico de Psiquiatria da Infância e Adolescência); Ana Nunes de Almeida (Socióloga); Daniel Sampaio (Médico Psiquiatra); Álvaro Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro e Escritor); Filipa Tavares (Assistente Social) e Catarina Vasconcelos – membro externo (Realizadora e designer).

Assim, qualquer pessoa que tenha sofrido abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa pode e deve dar o seu testemunho, contando desde logo com o sigilo profissional da equipa e a garantia do seu anonimato.

Todas as informações e contactos estão disponíveis no site https://darvozaosilencio.org/.

Também o Corpo Nacional de Escutas (CNE), através da política do Escutismo Movimento Seguro desenvolveu um espaço onde podem expressar uma preocupação ou reportar uma ocorrência relacionada com a proteção de crianças e jovens, no âmbito da atividade escutista. Para isso basta recorrer ao formulário disponível aqui https://ems.escutismo.pt/.

Texto: Susana Micaela Santos

Imagem: Comissão Independente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade