Dar voz ao silêncio

Dar voz ao silêncio é uma Comissão Independente que surge para desenvolver um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa.

Esta Comissão é formada no seguimento de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2021. É uma Comissão que se afirma com uma estrutura isenta e independente, ou seja, autónoma e não influenciável por qualquer força externa que queira ou possa desejar vir a alterar o seu objetivo central: dar voz ao silêncio de todas as vítimas deste tipo de crime. Respeita as diferenças de religião ou a sua ausência, etnia, sexo e género, tendo como desígnio a sua posição neutra e inclusiva sobre toda e qualquer diversidade.

Da Comissão é composta por: Pedro Strecht, Coordenador, (Médico de Psiquiatria da Infância e Adolescência); Ana Nunes de Almeida (Socióloga); Daniel Sampaio (Médico Psiquiatra); Álvaro Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro e Escritor); Filipa Tavares (Assistente Social) e Catarina Vasconcelos – membro externo (Realizadora e designer).

Assim, qualquer pessoa que tenha sofrido abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa pode e deve dar o seu testemunho, contando desde logo com o sigilo profissional da equipa e a garantia do seu anonimato.

Todas as informações e contactos estão disponíveis no site https://darvozaosilencio.org/.

Também o Corpo Nacional de Escutas (CNE), através da política do Escutismo Movimento Seguro desenvolveu um espaço onde podem expressar uma preocupação ou reportar uma ocorrência relacionada com a proteção de crianças e jovens, no âmbito da atividade escutista. Para isso basta recorrer ao formulário disponível aqui https://ems.escutismo.pt/.

Texto: Susana Micaela Santos

Imagem: Comissão Independente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

200 escuteiros preparam o Moot em Ovar

A equipa de planeamento está a trabalhar a todo o gás na preparação da atividade internacional que a FEP – Federação Escutista de Portugal organiza

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.