A atividade de inclusão para comemoração do dia de São Paulo foi realizada no dia 1 de fevereiro nas unidades residenciais do CECD Mira Sintra – Centro de Apoio ao Cidadão com Deficiência. Esta IPSS apoia diariamente mais 220 pessoas e jovens com deficiência de modo a enquadrá-los numa sociedade mais inclusiva.
Estiveram presentes quatro agrupamentos: 1268 Reboleira, 46 Agualva-Cacém, 1271 São Brás e 1134 Sintra. Os caminheiros realizaram várias dinâmicas, entre elas jogos quebra-gelo e também pinturas com vários materiais. Para Francisco Caramelo, caminheiro do 1268 Reboleira e responsável pela organização desta atividade, o serviço faz todo o sentido porque «É uma componente prática do Caminheirismo, dar ao próximo, servir». É também uma oportunidade para que os «noviços percebam como é que funciona a dinâmica do São Paulo e que os mais velhos continuem a fazer o serviço porque é uma componente prática do Caminheirismo», sublinha.
Para Martha Xavier, diretora executiva das unidades residenciais do CECD Mira Sintra os escuteiros contribuíram «Para um dia inclusivo, fazendo jogos e brincadeiras com os nossos residentes do lar». Refere ainda que «foi um dia em cheio e a nossa rapaziada adorou!».
Texto e fotografia de: Cláudia Martins Xavier.