Dia Internacional da Juventude: Os jovens pelo desenvolvimento digital sustentável

Neste Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude André Cardoso deixa uma mensagem aos escuteiros.

Corria o ano de 1999 quando a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 12 de agosto como Dia Internacional da Juventude. Desde então, as celebrações deste dia giraram em torno de temas relevantes para os jovens e, mais recentemente, a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O mundo digital é, este ano, ponto de partida para o tema do Dia Internacional da Juventude de 2024: “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”.

André Cardoso, Presidente do CNJ, reflete acerca da missão que os jovens têm na construção de um mundo digital melhor numa mensagem que deixa a todos os escuteiros: “Nós, jovens, assumimos aqui um papel central enquanto agentes potenciadores da transformação digital, com um impacto profundo nas dimensões económica, digital e ambiental”. É a juventude que está desde sempre na linha de frente da justiça social. Hoje, estamos mais conectados e informados do que nunca, e podemos recorrer às plataformas digitais para a mobilização e defesa das causas fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Assim, André incumbe aos escuteiros uma série de responsabilidades sobre as quais devemos refletir neste Dia Internacional da Juventude: “Colocarmos a inteligência artificial ao serviço do outro, naquele espírito de estarmos Sempre Alerta para Servir; assumirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como questões norteadoras em toda a nossa vivência escutista; e, por fim, que sejamos capazes de estarmos na vanguarda do uso das tecnologias, no sentido de deixarmos este mundo um pouco melhor do que aquilo que o encontrámos.”

Para saberes mais sobre as celebrações do Dia Internacional da Juventude promovidas pelas Nações Unidas, acede ao site da ONU através deste link.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.